Top 10 artigos de finanças de 2020

135 views
Top 10 artigos de finanças de 2020

Conforme a tradição aqui do site, toda vez que muda o ano, eu preparo uma coletânea dos artigos mais lidos ao longo do ano anterior: Os Top 10 artigos de Finanças de 2020!

Confira a seguir…

 

Top 1/10 artigos de finanças: Devo alterar meus investimentos nesse momento de crise?

Neste artigo, explico sobre a importância de investir em produtos adequados ao perfil de risco do investidor. Pois é nessas horas de crise que muita gente leva um susto com suas perdas e se desespera, tomando atitudes precipitadas e realizando seus prejuízos. É preciso alinhamento entre perfil e risco assumido!

Veja mais aqui.

 

Top 2/10 artigos de finanças: Rentabilidade Negativa do Tesouro Selic! E agora?

Aqui mostro como ocorreu a rentabilidade negativa do Tesouro Selic em meados de setembro. Isso não acontecia desde 2012, mas 2020 realmente foi um ano fora da curva!

Saiba mais aqui.

 

Top 3/10 artigos de finanças: É possível perder dinheiro em renda fixa com o estresse do mercado?

Esse artigo procura responder essas duas perguntas cruciais:

– Como é possível perder dinheiro na renda fixa em momentos de estresse do mercado?

– Quais fatores desencadeiam essa performance ruim da renda fixa? Confira aqui.

 

Top 4/10 artigos de finanças: Ainda tenho dinheiro na poupança, e agora, o que faço?

Com os juros mais baixos da história e com uma inflação que não foi tão baixa assim, quem ainda tem dinheiro na poupança tem visto seu dinheiro render cada vez menos e nem sequer conseguir garantir o seu poder de compra! Expliquei que é importante estudar sobre os investimentos e diversificar. Leia aqui!

 

Top 5/10 artigos de finanças: Por que a inflação está baixa se os preços não param de subir?

Esse texto explica por que sentimos no bolso uma inflação muito maior do que aquela divulgada. O que vimos nos supermercados foram os preços dos alimentos nas alturas! Entenda melhor a diferença entre a prática e a teoria dos cálculos.

Leia mais aqui…

 

Top 6/10 artigos de finanças: O sobe e desce da Bolsa de Valores

Neste artigo mostrei como as ações precisam subir percentualmente muito mais do que a sua queda para retornar ao patamar de preços em que estavam antes de uma crise. É importante entender como funciona essa matemática, antes de investir. E não é nada difícil de compreender. Vale a leitura!

Confira o texto aqui!

 

Top 7/10 artigos de finanças: Entenda as regras de resgate dos fundos

Com a crise, teve gente que saiu resgatando os seus investimentos, mas muitos não sabiam que em alguns fundos demora vários dias para o resgate ser efetuado… Isso trouxe pânico para aqueles investidores que não sabiam dessas regras. É importante entender como funcionam os resgates nos fundos em que possui investimentos! Saiba mais sobre essas regras, clicando aqui.

 

Top 8/10 artigos de finanças: Mudança de paradigmas: é hora de mudar de benchmark

Com um CDI tão baixo, utilizar esse índice como parâmetro para avaliar os seus investimentos pode não ser mais a melhor opção. Entendo que o mais indicado seria comparar a rentabilidade da carteira com um índice de inflação para saber se realmente o seu poder de compra vem aumentando ao longo do tempo. Veja aqui, em maiores detalhes, porque eu defendo isso!

 

Top 9/10 artigos de finanças: Cartão de Crédito: como manter o cartão de crédito sob controle na crise?

Equilibrar as receitas e despesas é a premissa básica de todo planejamento financeiro, por mais simples que seja. Para tanto, é preciso não somente montar o seu controle, como também mantê-lo atualizado constantemente.

Por conta do isolamento social, está muito mais difícil utilizarmos outros meios de pagamento e o cartão assumiu de vez o protagonismo. A questão é: como manter o seu controle? Tenho algumas dicas que podem te salvar! Leia já!

 

Top 10/10 artigos de finanças: Necessidades x Desejos: você deveria saber a diferença!

Com o isolamento social, a gente pôde perceber que muitos de nossos gastos eram em itens supérfluos, apenas desejos e não necessidades. Expliquei nesse texto a diferença entre esses dois conceitos e porque é importante saber sobre isso… Vale a pena conferir!

 

Espero que tenha gostado dos top 10 artigos de finanças de 2020! Aproveito para desejar que esse novo ano seja de muita tranquilidade financeira!