Necessidades x Desejos: você deveria saber a diferença!

295 views
Diferencie suas necessidades e seus desejos

Percebo que muita gente tem dificuldade em diferenciar o que são necessidades do que são desejos. Você sabe distinguir os dois? Agora, mais do que nunca, entender essa diferença passa a ser essencial!

Quantas vezes as pessoas compram por impulso algo que nem era importante e que acabam deixando de lado, às vezes até com a etiqueta? Isso vai aumentando a fatura do cartão de crédito e acaba virando uma bola de neve….

Necessidades x Desejos: conceitos

Em uma rápida distinção, podemos dizer que:

  • Necessidades são itens dos quais realmente precisamos e que, sem esses objetos ou serviços, passaremos por privações.
  • Desejos, por outro lado, podem ser adiados, já que não nos farão falta de forma incisiva em nossas vidas.

Agora pare e pense: já pensou em ficar sem geladeira na sua casa? Então… Ela é, sem sombra de dúvidas, uma necessidade! Mas precisa ser aquela que fala e que tem um dispenser de cerveja na porta? Se for este o caso, sua necessidade acaba de se transformar em um desejo! Entendeu a diferença?

Outro exemplo que gosto de usar é de um smartphone…

Nesse momento em que estamos todos em casa na quarentena, todos nós precisamos de um aparelho desses, certo? Ficar sem ele pode ser sinônimo de passar por dificuldades variadas e até ficar sem saber das notícias, ou perder o contato com nossos entes queridos. Se o seu quebrou, você tem uma necessidade imediata de comprar um novo. Mas será que precisa ser a última versão daquele celular da moda? Se for, perceba que a sua necessidade legítima acaba de se transformar em um desejo. Consegue notar a sutileza da diferença?

A questão é que muita gente se confunde achando que ter a última versão desse celular é uma necessidade e faz até empréstimo (ou paga parcelado no cartão sem saber como vai quitar a fatura depois) para conseguir efetuar essa compra.

E tem mais, se o seu celular ainda está funcionando e cumprindo o papel dele, trocar por uma versão mais recente seria claramente um desejo e não uma necessidade. Concorda?

Se você pode adiar a compra e se isso não for afetar a sua vida, então é um desejo e não uma necessidade.

Por outro lado, ter um plano pós-pago com internet ilimitada acaba sendo um desejo e não uma necessidade, já que é possível acessar o wifi de vários lugares e até economizar no tempo de uso de vídeos e fotos quando está na rua. E vamos combinar que o momento agora é de ficar em casa, então, que tal pensar em trocar seu plano atual por um outro mais em conta e aproveitar o wifi de casa?

Eu não sei se você tinha consciência dessa diferenciação entre desejos e necessidades, mas ter isso em mente pode evitar que você caia em armadilhas de consumo que estão por todas as partes. Veja só…

Você navega na internet em uma loja de departamentos atrás, por exemplo, de uma frigideira, porque a sua quebrou. A frigideira é uma necessidade legítima, certo? Ocorre que, enquanto você está navegando pela loja, acaba sendo bombardeado de informações de diversos produtos. São inúmeros anúncios para deixar sua mente suscetível a comprar mais e mais.

Aí, o desfecho daquilo que seria uma rápida compra de uma frigideira, termina com você comprando potes de plástico, toalhas e brinquedos.

A pergunta que não quer calar: tudo isso era realmente necessário? Acho que agora você já sabe a resposta!

A importância de entender a diferença entre necessidade e desejo

Pois é… Conhecer esta diferença pode ser decisivo para o seu comportamento enquanto consumidor e, consequentemente, para a sua saúde financeira.

Nossos desejos são infinitos, mas nossos recursos são limitados. O momento atual que estamos passando acaba por nos mostrar que podemos viver com menos e também a importância de não desperdiçarmos nossos recursos que podem ficar escassos, quanto maior for a necessidade de isolamento social.

Entender a diferença entre necessidades e desejos faz toda a diferença na hora de cuidar das nossas finanças, ainda mais agora em que as incertezas são maiores do que nunca!