Devo alterar meus investimentos nesse momento de crise?

259 views

Ontem foi um momento de extremo estresse nos mercados mundiais e não seria diferente aqui no Brasil… Então, muita gente se pergunta: devo alterar meus investimentos nesse momento de crise?

A bolsa parou em um Circuit Breaker e até o Tesouro Direto também suspendeu as negociações dos títulos públicos por um período do dia. Essas suspensões são efetuadas para que o mercado se estabilize frente a uma grande queda dos preços nos casos das ações, ou um aumento das taxas negociadas, no caso dos títulos públicos.

O que houve ontem foi uma conjunção das incertezas quanto ao crescimento da economia por causa do já conhecido coronavírus, com uma briga na OPEP+ em relação à produção de petróleo.

Os árabes queriam diminuir a produção como forma de manter os preços estáveis, mas a Rússia não quis cooperar. Então, como retaliação, os árabes resolveram aumentar ainda mais a produção e diminuir os preços que caíram mais de 20% ontem.

É nessas horas que muita gente toma um susto com suas perdas e se desespera tomando atitudes precipitadas e realizando seus prejuízos.

Mas, se a sua carteira está diversificada e de acordo com seus objetivos, seu perfil de investidor e seu horizonte de investimentos, você não deveria fazer nada nesse momento. Deveria seguir seu plano, sem maiores problemas. Essa foi a minha recomendação para o InfoMoney, que publicou a matéria “6 respostas sobre o que fazer com seu dinheiro agora“.

Aí, você se pergunta: mas, o ideal não seria vender agora e recomprar quando o mercado estivesse na baixa?

A questão é a dificuldade de saber exatamente qual é o fundo do poço e quando o mercado vai voltar a subir. Muitas vezes isso acontece rapidamente, e se a pessoa estiver fora, acaba perdendo essa volta dos preços.

No dia 09 de março (ontem), a Bolsa de Valores despencou mais de 12%, mas no dia 10 (hoje), subiu mais de 7%. Imagine se você tivesse vendido ontem com o intuito de recomprar hoje mais barato? Como eu disse, não sabemos onde fica exatamente o fundo do poço e isso pode ser perturbador.

Por isso, se a sua carteira estiver adequada, mantenha seu plano e siga em frente.

Porém, se você tem algum apetite à risco e está com dinheiro novo para investir, ou se sua alocação está mais conservadora do que deveria, talvez já esteja num momento oportuno para começar a diversificação. Você deve ir comprando aos poucos, para fazer um preço médio.

Por outro lado, o que ocorreu com muita gente é que, com os juros muito baixos dos últimos tempos, essas pessoas que só investiam em renda fixa conservadora, passaram a tomar mais risco para ter melhores rentabilidades. Mas, nessa ânsia por melhores rendimentos, podem ter errado a mão e investido em produtos muito arriscados, ou o percentual em risco foi muito maior do que o que seria adequado.

Então, se você ficou desconfortável com essas perdas, é que provavelmente sua carteira está mais arriscada do que deveria e você deve ter tomado mais risco do que podia aguentar. Avalie uma realocação com menos risco ao longo dos próximos meses.

Pois é… Não podemos prever os mercados, portanto, o melhor agora é ter paciência e aguardar sem tomar nenhuma atitude precipitada! Na dúvida, procure um consultor de investimentos que poderá lhe orientar.