Resoluções Financeiras de Ano Novo

253 views
Resoluções Financeiras de Ano Novo
Resoluções Financeiras de Ano Novo

O Ano Novo está chegando e vejo que muitos ainda estão cheios de dúvidas sobre o que fazer com suas finanças pessoais no ano que se aproxima.

Happy New Year

Por isso, escrevi este exemplo de Resoluções Financeiras de Ano Novo, que acredito que possam ser úteis:

–     Preencher diariamente meu Fluxo de Caixa – lembrando de informar os gastos sazonais e as pequenas despesas do dia a dia.

–     Poupar pelo menos 10% de minha renda mensalmente – se for preciso, farei uma aplicação automática para que meu dinheiro saia de minha conta corrente todo mês na data do recebimento do meu salário.

–     Formar minha reserva de emergências – formar uma poupança com pelo menos 6 vezes meus gastos mensais aplicados em produtos financeiros conservadores.

–     Fugir das compras por impulso e dos supérfluos – pensar duas vezes antes de abrir a carteira e consumir de forma mais sustentável.

–     Evitar os desperdícios – apagar a luz quando sair do quarto, verificar quais os serviços que pago sem usar e cancelá-los.

–     Não assumir mais dívidas e evitar os carnês – fugir das dívidas e dos parcelamentos com juros com todas as minhas forças.

–   Aprender mais sobre educação financeira – fazer um curso e/ou ler um livro sobre o assunto.

–     Definir minhas metas e meus objetivos – pensar nas minhas metas de investimento e nos meus objetivos de curto, médio e longo prazos.

–     Reavaliar minha carteira de investimentos – manter uma carteira de investimentos diversificada e rever meu perfil de risco.

–     Buscar ajuda profissional para minhas finanças – contratar um profissional CFP para aconselhar-me e preparar meu Planejamento Financeiro.