Planejador Financeiro: o médico das suas finanças

1.855 views

Nos Estados Unidos, o planejador financeiro (também chamado de consultor financeiro ou financial advisor) é um profissional extremamente requisitado pelas famílias. Naquele país, quase todos têm o seu planejador financeiro que os acompanha por toda a vida e as pessoas têm por eles a mesma consideração e estima que possuem pelo médico da família. A razão disso é bem simples: ele também cuida da saúde da família, só que da saúde financeira.

Esta ideia é reforçada quando lembramos que muitos dos problemas enfrentados pelas pessoas, quando não conseguem atingir seus objetivos, advêm da sua falta de habilidade em lidar com as questões financeiras. É justamente por isso que a atividade deste profissional tem tanta relevância.

Sempre digo que, no limite, todas as pessoas deviam fazer o seu planejamento financeiro.

 

Planejador Financeiro Certificado CFP®

O planejador financeiro certificado CFP® é um profissional com comprovado conhecimento técnico, sólida formação, experiência profissional e postura ética. A certificação funciona como um selo de qualidade, dando uma chancela ao planejador financeiro quanto ao seu valor profissional.

Para obter esta certificação, concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), o profissional passa por uma avaliação de conhecimentos técnicos e deve comprovar experiência profissional em planejamento financeiro, além de se comprometer a seguir o Código de Ética do Instituto e de estar atualizado em relação aos seus conhecimentos técnicos.

O planejador trata-se de um especialista dotado de visão estratégica e conhecimento em múltiplas áreas: planejamento financeiro, gestão de riscos, previdência complementar, seguros, administração de investimentos, planejamento fiscal, sucessório e de aposentadoria.

Além disso, o profissional certificado CFP deve seguir um processo padronizado na elaboração do planejamento financeiro, o que garante a padronização da metodologia de trabalho. Veja aqui o Perfil de Competências do Planejador Financeiro.

A sua missão é de grande responsabilidade, pois ele vai ajudar as famílias em suas finanças de uma forma holística, orientando-as em questões quanto aos seus objetivos de vida. Esse profissional entende os desejos e necessidades de seu cliente, tanto no curto quanto no longo prazo, e ajuda-o a traçar o rumo de suas finanças pessoais.

 

O Planejamento Financeiro transforma a vida das pessoas

O que há de mais estimulante nesta profissão são os resultados e as transformações que ela é capaz de promover na vida das pessoas.

Nesse sentido, é comum perceber como um planejamento financeiro adequado pode trazer bem-estar e tranquilidade a uma família.

Uma pesquisa global realizada pelo Financial Planning Standards Board (FPSB) junto com a GfK (empresa de pesquisas com experiência no setor financeiro), com mais de 19.000 pessoas, demonstrou que quem utiliza um planejador financeiro geralmente se sente melhor preparado a atingir seus objetivos financeiros (31% contra 15% dos que não utilizam um profissional). E se o acompanhamento for de um profissional CFP, as pessoas ficam ainda mais confiantes (43%).

 

O seu Planejamento Financeiro

Sobre o planejamento financeiro em si, o primeiro passo é dado com a correta compreensão da real situação financeira do cliente, considerando o seu patrimônio, as suas rendas, as suas despesas, as suas dívidas, dentre outras coisas. Em seguida, é preciso definir e alinhar as expectativas da pessoa, os seus objetivos futuros e como será possível atingí-los.

O planejador financeiro avaliará todas as informações coletadas e, em conjunto com o cliente, desenvolverá um plano completo, que considera a capacidade de poupança, a qualidade de vida, o equilíbrio financeiro, os investimentos, a necessidade de proteção patrimonial e familiar, e muito mais.

No final das contas, é como o próprio IBCPF explica muito bem:

O Planejador Financeiro pode determinar quanto, como e onde você deve investir conforme seus objetivos de consumo e de realização de sonhos no futuro. Ele auxilia a criar a disciplina de investir porque determina objetivos, valores e a forma operacional de como se deve fazer a poupança, para que o ato de poupar se torne uma atividade rotineira e fácil. (http://www.ibcpf.org.br/PlanejamentoFinanceiro/Como-um-planejador-pode-te-ajudar)

Se você quiser saber mais sobre como um planejador financeiro pode lhe ajudar e como funciona o processo de planejamento financeiro, clique no botão a seguir:

planejamento financeiro

 

Planejador Financeiro no Brasil

No Brasil, a atividade de planejador financeiro vem ganhando cada vez mais espaço. Quando me certifiquei em 2011, existiam apenas 700 planejadores financeiros certificados CFP no país e hoje já somos mais de 2.600.

Para se ter uma ideia, nesta semana a Veja São Paulo publicou uma lista com as oito profissões mais requisitadas para os próximos anos e advinha só? A de consultor financeiro ficou na terceira posição!

Dei meu depoimento para esta matéria em que a atividade de planejador financeiro foi citada como uma das mais promissoras para os próximos anos. Você pode acessar a reportagem clicando no botão a seguir:

Planejador Financeiro