Poupar e Investir: esteja preparado!

96 views

Quando falo de finanças pessoais, consigo enxergar três grupos de pessoas: as que gastam mais do que ganham, as que gastam o tanto que ganham e, finalmente aquelas que gastam menos do que ganham. O primeiro grupo termina invariavelmente endividado. O segundo, costuma viver com alguma frustração por não conseguir avançar financeiramente. Já o terceiro, é composto por um seleto grupo de poupadores.

Depois de alguns anos de experiência como planejadora financeira, notei que as pessoas que estão no grupo daqueles que estão em equilíbrio financeiro (segundo grupo) correm um sério risco de migrar para o grupo dos endividados (primeiro grupo).

Por estarem estagnadas financeiramente, com grandes dificuldades de conquistar objetivos de longo prazo, estas pessoas terminam sendo alvo de estratégias de marketing de produtos ou serviços que prometem satisfação e resultados imediatos. Um alento para quem não vê avanços no horizonte.

Se eu pudesse dar uma orientação importante para as pessoas desse grupo eu diria: procure migrar para o grupo três o quanto antes. Comece a poupar e a investir logo. Faça o que estiver ao alcance para que o dinheiro comece a sobrar. Mas faça isso de uma vez, antes que as tentações do consumo te puxem para o grupo dos endividados, porque não dá para ficar muito tempo no grupo do meio. Às vezes, nem é por vontade própria…. basta um evento inesperado e a conta entra no vermelho!

Portanto, faça um esforço para juntar um dinheiro para compor a sua reserva de emergências (clique aqui para acessar um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre reserva de emergências), já que ninguém está livre de imprevistos. Você precisa de alguma segurança para seguir em frente, certo?

Depois de constituída a reserva de emergências, vá para o nível seguinte: comece a poupar e investir rumo à conquista dos seus sonhos e, em paralelo, não se esqueça da aposentadoria. Você vai envelhecer um dia e talvez não queira mais trabalhar no mesmo ritmo de hoje. Assim sendo, comece a se preparar desde já para não depender de ninguém no futuro e para manter a sua qualidade de vida. Sobre como se preparar para uma aposentadoria tranquila, clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

É importante frisar, como escrevi no artigo publicado este mês na Revista em Condomínios, que “muito tem se falado sobre o aumento da expectativa de vida e também sobre a reforma de previdência. Portanto, se vivermos mais e recebermos valores menores de aposentadoria por parte do Governo, precisaremos cada vez mais de uma reserva para a aposentadoria”. É preciso ficar atento e se preparar!

Há ainda uma boa notícia para quem está nesta trajetória de poupar e investir: existe um atalho – ele se chama juros compostos. Sim! Quem investe conta com um grande aliado que multiplica o dinheiro ao longo dos anos e encurta a distância entre os objetivos e as realizações. Para usufruir dos benefícios dos juros compostos é preciso investir. Estude, busque orientações, aprenda o que for necessário sobre investimentos e invista conforme o seu perfil e seus objetivos.

Por fim, uma pergunta: a qual dos três grupos você pertence? Se ainda não está no terceiro, talvez seja o caso de repensar sua vida e seus hábitos, e passar a plantar sementes virtuosas que lhe renderão excelentes frutos no futuro. Comece já! Comece agora!