O tempo está passando rápido para você?

531 views

Pronto! Lá se foi o primeiro semestre do ano. Como sempre, o tempo vai passando em um piscar de olhos. Você também tem essa sensação de que os dias estão passando cada vez mais rápido? Pois é… Eu tenho algumas teorias sobre isso e gostaria de compartilhar aqui com você!

Antes de começar, gostaria apenas de registrar que meu artigo deste mês, na Revista Em Condomínios, foi um resumo desse tema. Vale a pena conferir (clique aqui para acessar)!

A primeira teoria parte da seguinte premissa: se, a título de exemplo, você tem 40 anos de idade, os 365 dias de um ano representariam apenas 2,5% de todos os dias que você já viveu em sua vida. Quero dizer que eles representam bem pouco do que já se passou e a cada ano essa representatividade vai caindo mais e mais. Talvez seja por isso que acabamos por ter uma percepção de que o tempo está passando muito rápido.

Como eu exemplifiquei no texto citado: quando éramos bebês e completamos nosso primeiro ano, 365 dias eram toda a nossa vida, mas agora que estamos adultos, esse tempo é apenas uma fração dela. Certo?

Mas não acaba aqui… Tenho ainda uma segunda teoria…

Acredito que nossas mentes só registram aquilo que é realmente novo para nós. Tudo aquilo que já é rotina passa despercebido, sem ser notado. Quer um exemplo? Você se lembra de tudo o que comeu na semana passada? Lembra-se de todas as pessoas com quem falou no trabalho nos últimos dias?

Quando passamos uma semana trabalhando, em nossas rotinas diárias, mal nos lembramos do que aconteceu naquele período e quando vemos já chegou o final de semana. Mas, quando estamos viajando, parece que o dia rende e nossas lembranças são muitas!

Mas, Leticia… Onde você quer chegar com tudo isso?

Chega um ponto na vida que parece que o tempo acelera, seja por conta dos compromissos, das obrigações, da família… O fato é que realmente os dias começam e terminam cada vez mais rápido. Até que chega um momento importante: a aposentadoria.

Como já frisei em outros artigos aqui do site, tenho observado muitas pessoas aproximando-se da aposentadoria sem nenhum planejamento, principalmente o financeiro. Isso pode acarretar problemas para elas e para toda a família ao redor, como a dependência total.

Quando a aposentadoria chegar, se não houver o devido planejamento prévio, será necessário arcar com as consequências! É preciso ter consciência disso e trabalhar para que o futuro seja mais tranquilo.

Assim sendo, mesmo vivendo em uma rotina corrida, aproveite o presente para construir reservas financeiras para a aposentadoria! Organize-se o quanto antes! Como eu disse, o tempo passa rápido… Logo, logo a longevidade bate na porta. Você pode decidir se ela virá trazendo tranquilidade ou preocupações.