Pesquisas recentes demonstram que mais de 80% das famílias brasileiras estão endividadas. À primeira vista, pode parecer que todas essas pessoas estão enfrentando problemas financeiros. Porém, esse número, sozinho, não conta toda a história.
Endividamento não é inadimplência
Uma pessoa está endividada quando possui compromissos financeiros a pagar no futuro. Pode ser um financiamento imobiliário, um empréstimo, uma compra parcelada na loja ou no cartão de crédito.
A inadimplência é diferente. Ela acontece quando uma dívida não é paga no prazo combinado. Enquanto mais de 80% das famílias brasileiras estão endividadas, a parcela de inadimplentes gira em torno de 30%.
Ou seja, todo inadimplente é endividado, mas nem todo endividado é inadimplente.
E muitas pessoas só se consideram endividadas quando começam a atrasar os pagamentos. Nesse momento, porém, já não estamos falando apenas de endividamento, mas de inadimplência.
Essa distinção é importante porque muda bastante a forma como interpretamos os números. Uma taxa elevada de endividamento merece atenção, principalmente quando cresce o comprometimento da renda ou o uso de modalidades caras de crédito, mas não significa que 8 em cada 10 famílias estejam necessariamente com problemas para pagar suas contas.
Nem toda dívida representa a mesma coisa
Recentemente, parcelei uma passagem aérea, porque não havia desconto para o pagamento à vista e o parcelamento era sem juros. Eu tinha recursos para pagar a passagem inteira naquele momento, mas preferi manter o dinheiro investido e pagar a passagem aos poucos.
Foi uma decisão financeira. Ainda assim, tecnicamente, passei a ter uma dívida. Por conta disso, eu faço parte das estatísticas e estou no grupo dos endividados. Mas repare que essa situação é muito diferente da de alguém que parcela uma compra porque não teria condições de pagá-la à vista. E mais distante ainda de quem precisa recorrer ao cartão de crédito ou a empréstimos todos os meses porque sua renda já não é suficiente para sustentar as despesas.
E há quem tenha dívidas perfeitamente compatíveis com sua capacidade financeira, como um financiamento imobiliário que cabe no orçamento ou compras parceladas que poderiam até ter sido pagas à vista.
Por isso, saber apenas que uma pessoa está endividada diz pouco sobre sua saúde financeira. É preciso olhar para a natureza da dívida, o seu custo, o comprometimento da renda e a capacidade de pagamento.
O endividamento é pontual ou recorrente?
Também é importante entender se aquela dívida surgiu por causa de uma situação específica ou se faz parte da forma como a pessoa vem administrando sua vida financeira.
Alguém pode ter se endividado depois de perder o emprego, enfrentar uma doença ou passar por algum outro imprevisto. Nesse caso, pode haver um endividamento pontual, provocado por um período de redução da renda ou aumento extraordinário das despesas. Resolvida aquela situação, é possível que o orçamento volte ao equilíbrio.
Outra pessoa pode estar em uma situação de endividamento recorrente, ou até crônico. Ela assume uma dívida atrás da outra, pois mês após mês suas despesas são maiores do que sua renda. O crédito deixa de ser usado para financiar uma compra ou enfrentar uma situação excepcional e passa a fazer parte do orçamento.
Essa diferença é importante porque as soluções também são diferentes. No primeiro caso, pode ser necessário reorganizar temporariamente as finanças e encontrar uma forma de pagar as dívidas acumuladas. No segundo, simplesmente quitar as dívidas não resolve o problema. Se o desequilíbrio entre renda e despesas continuar, o endividamento voltará.
Por isso, quando ouvimos que mais de 80% das famílias brasileiras estão endividadas, o número é relevante, mas não suficiente para entendermos a situação financeira dessas famílias.
Para avaliar se uma dívida representa ou não um problema, precisamos fazer outras perguntas: ela está sendo paga em dia? Quanto custa? Quanto da renda futura já está comprometida? É uma situação pontual ou vem se repetindo? E, principalmente, por que essa dívida foi assumida?





