Como diminuir o Imposto de Renda?

566 views

O ano já está quase acabando e, mesmo em meio às compras de Natal ou da preparação das férias escolares, ainda precisamos tomar algumas medidas para organizar o ano que se inicia.

Sabia que com estas medidas é possível diminuir a mordida do Leão?

Sim, em alguns casos, é possível reduzir significativamente o montante a pagar no imposto de renda ou até receber uma restituição e, o que é ainda melhor, é possível fazê-lo por meios legais, sem maiores transtornos ou aborrecimentos.

Em um artigo recente que publiquei na Revista Em Condomínios expliquei um caminho acessível, por meio da previdência complementar, para amenizar o impacto desta mordida.

No texto, expliquei que para quem é assalariado, ou recebe aluguéis, por exemplo, contribuindo com até 12% da sua renda bruta tributável para um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), é possível obter um benefício fiscal e receber uma restituição, ou diminuir o imposto a pagar. Para isso, é preciso efetuar a declaração anual do imposto de renda pelo modelo completo e ser contribuinte do INSS, ou do regime próprio do funcionalismo público.

Por fim, se você realmente quer usufruir deste benefício e diminuir o seu Imposto de Renda, deixo aqui um alerta: não deixe para a última hora! Para que você possa utilizar o benefício em sua próxima declaração, os aportes devem ser efetuados até o final do ano base, ou seja, até o final de dezembro.

Descubra como diminuir o Imposto de Renda, clicando no botão a seguir para ter acesso à matéria completa.

Como diminuir o Imposto de Renda