Como será o seu futuro financeiro?

682
Como será o seu futuro financeiro
Como será o seu futuro financeiro

Como você está organizando o seu futuro financeiro? Você costuma se planejar? Está preparado para sua aposentadoria? Possui alguma reserva de emergências para o caso de vir a precisar?

Estas e outras questões tão importantes em nosso dia a dia são temas da Revista Valor Investe sobre Aposentadoria que foi publicada hoje no Jornal Valor Econômico e que contou com a minha participação. Clique no botão a seguir para ler o artigo na íntegra.

Como será o seu futuro financeiro?

Nesta matéria, proponho que as pessoas devam começar a planejar o seu futuro em termos financeiros o quanto antes, para evitar surpresas e para poder desfrutar de uma aposentadoria tranquila.

É preciso controlar os gastos, pois o que não e controlado não é gerenciado! Uma planilha de Fluxo de Caixa pode ajudar muito a saber para onde está indo o dinheiro e como fazer para cortar os desperdícios e começar a poupar.

Como grande parte das pessoas entre 60 e 65 anos, quando se aposentarem, ainda estarão em plena capacidade física e mental, elas acabarão gastando tanto quanto gastavam enquanto ainda trabalhavam. Elas vão querer continuar tendo uma vida ativa, praticando um hobby, viajando e passando tempo de qualidade com os netos.

Portanto, é possível que apenas a aposentadoria pelo INSS não seja suficiente, já que na maioria dos casos, mesmo para aqueles que contribuíram grande parte de sua vida pelo teto, em geral, receberão algo em torno de R$ 3,5 a R$ 4 mil. E se gastam mais do que isso, vão precisar de um complemento de renda para fechar as contas no final do mês.

Neste sentido, abordo temas como a importância de se planejar desde cedo e possuir uma reserva de aposentadoria, além de uma reserva de emergências para alguma eventualidade no curto prazo.

Portanto, a conclusão a que podemos chegar é que a questão sobre como será o seu futuro financeiro está em suas mãos e você deve começar a trabalhar para contruí-lo, tomando as decisões corretas no seu dia a dia para poder colher bons frutos nos dias que virão. Um bom Planejamento Financeiro pode ser a chave para o sucesso!