Como começar 2018 com (mais) dinheiro no bolso

278 views

O ano novo se aproxima e já começamos nossos planos para os próximos 365 dias. São aquelas famosas Resoluções de Ano Novo: perder peso, fazer mais exercícios, gastar menos tempo nas redes sociais e poupar dinheiro… É claro que aqui eu falarei desta última resolução! Não que as outras sejam menos importantes, mas é sobre isso que entendo: finanças, sempre finanças!

 

Resolução #1: Disciplina

Acredito que a primeira resolução de todas seja a disciplina. Sem ela, não há planejamento financeiro que resista! No fim das contas, sua saúde financeira depende mesmo é de você!

Então, tenha a disciplina de anotar as despesas e as receitas, mantenha-se focado e disciplinado e resista às compras por impulso. Tenha disciplina para se planejar e mais disciplina ainda para cumprir o planejado!

 

Resolução #2: Planejamento

Não dianta ter disciplina se você não souber onde quer chegar, concorda? Então, é preciso uma grande dose de planejamento para saber quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazos, precificar estes objetivos e traçar metas intermediárias que te levarão a eles. Sem planejamento, nenhuma disciplina dará conta do recado.

Assim sendo, planeje tudo! Planeje suas compras, suas férias, suas despesas….

 

Resolução #3: Organização

Organize-se! Anote em sua agenda os pagamentos regulares para que não perca a data e tenha que pagar multas. Coloque alguns deles em débito automático para facilitar sua vida e, com isso, evite os juros por atraso no pagamento.

Verifique o quanto pagou no início deste ano em IPTU, IPVA, matrícula da escola, dentre outros, e faça uma programação para o início do ano que vem.

 

Resolução #4: Perseverança

Sei que não é fácil se planejar, se organizar e ter disciplina suficiente para agir conforme o planejado…. Então, uma grande dose de perseverança será de suma importância para que você consiga prosseguir com o seu planejamento para alcançar os seus objetivos. Não é fácil! Você cairá em tentação, sairá da sua rota, mas com perseverança verá que conseguirá voltar ao prumo e que todo o esforço terá valido a pena!

Boas festas e um ótimo 2018! Mantenha-se no controle e prepare-se para o melhor ano da sua vida!