Como saber se a declaração do IR caiu na malha fina

1.048 views

[Atualizado em 05/0/2021] Passado o sufoco da entrega da declaração, está na hora de verificar a situação do processamento da mesma. É exatamente aqui que vem uma pergunta comum: afinal, como saber se a declaração do IR caiu na malha fina?

Desde 2019, a Receita aprimorou seus processos e as declarações já passam pelos filtros do processamento em 24 horas após o envio. Assim sendo, no dia seguinte ao envio, você já pode verificar o status de sua declaração.

Esse processo é efetuado cruzando as informações dos inúmeros informes enviados pelas fontes pagadoras, além das administradoras de cartão de crédito, imobiliárias, serviços de saúde etc e as declarações de PF.

Como fazer a consulta do Status da Declaração do IR

É bem fácil descobrir como está o status da sua: entre no site da Receita, acesse o Portal e-CAC e preencha com seus dados e senha para entrar no sistema.

Se você ainda não tiver o código de acesso ao e-CAC ou se esqueceu qual era o seu, será preciso informar seu CPF, data de nascimento e os números dos dois últimos 2 recibos (sem o dígito verificador) de entrega das suas declarações para criar esse código.

Lá dentro, entre em “Declarações e Demonstrativos” e depois em “DIRF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física – Meu Imposto de Renda (extrato da DIRPF)”. Depois, entre em “Processamento – Extrato do Processamento” e verifique o status da sua declaração.

O que significa cada Status da Declaração do IR

Se ela estiver como “Processada” ou “Em fila pra Restituição”, quer dizer que já passou por todos os filtros automáticos e não teve pendências. Isso não significa que sua declaração nunca mais será analisada pela Receita – que tem até 5 anos para questionar qualquer lançamento. Mas, já é um ótimo indício de que os dados estão batendo.

Se o status for “Com Pendências”, significa que a sua declaração caiu na malha fina. Aproveite para tentar identificar a inconformidade e já efetuar os ajustes enviando uma retificadora. Procure fazer isso antes mesmo de ser chamado pela Receita para dar as explicações. Você também pode marcar uma antecipação de atendimento da malha, se preferir.

Se estiver “Em análise” significa que está aguardando os documentos solicitados pela intimação, ou que os mesmos ainda estão sendo analisados.

Se o Status for “Tratamento Manual”, a sua declaração está sendo analisada e você deverá aguardar uma correspondência da Receita Federal.

O que mais pode ser feito no e-CAC

No e-CAC, você ainda pode efetuar as seguintes ações: – Verificar se as quotas do IR estão sendo pagas corretamente;

– Solicitar, alterar ou cancelar o débito automático do pagamento;

– Imprimir o DARF para pagamento, inclusive se estiver em atraso, dentre outros.

Confira o status da sua declaração o quanto antes. Tanto para poder ficar tranquilo de que tudo está bem, quanto para tomar as devidas providências antecipadamente caso tenha havido algum engano no preenchimento.

Por se tratar de um assunto de utilidade pública, ajude a alcançar mais pessoas, compartilhando esse artigo nas suas redes sociais.