Cartão de crédito: vantagens e desvantagens

96 views

Será que utilizar o cartão de crédito é uma boa opção? Quando o uso do cartão de crédito se torna mais uma ameaça do que um benefício? Como saber se ele está sendo vantajoso ou desvantajoso para você?

Para muita gente, as perguntas acima podem soar estranhas, pois estão tão habituadas ao uso do cartão de crédito que sequer conseguem imaginar as suas vidas sem a utilização desta forma de pagamento. Porém, é preciso ter cautela! O que hoje é uma facilidade e só parece produzir vantagens, pode se transformar rapidamente em uma ameaça de grandes proporções ao equilíbrio financeiro da sua família.

Pensando nas vantagens e desvantagens do cartão de crédito, revolvi listar os seus pontos positivos e negativos. Analise cada um deles e, em seguida, forme a sua opinião sobre o quão benéfico ou ruim o cartão de crédito pode ser para você.

 

Vantagens do cartão de crédito

Dentre as vantagens que o cartão de crédito traz, posso citar:

  • Maior prazo para pagar – se bem utilizado, o cartão de crédito pode nos brindar com um maior tempo para o pagamento da compra propriamente dita.

 

  • Facilidade para fazer pagamentos – esta é outra grande vantagem. Com o cartão de crédito você pode fazer compras com enorme facilidade, bastando digitar a senha, se a compra for em lojas físicas. No meio virtual, a facilidade é incrível e, com um cartão internacional em mãos, você ainda poderá fazer compras em qualquer lugar do mundo. Nada mal, não?

 

  • Maior segurança – esta é outra vantagem importante nos nossos dias. Andar com dinheiro no bolso pode ser perigoso em cidades mais violentas. Com o cartão de crédito o risco em si não acaba, mas é múltiplas vezes menor no que se refere a crimes como assaltos ou furtos.

 

  • Parcelamento sem juros – muita gente concorda que esta é a maior vantagem de todas e ela realmente faz bastante diferença. Se você for uma pessoa bem organizada, esta vantagem irá permitir manter mais capital investido e você poderá ganhar juros aplicando o seu dinheiro durante este prazo maior para pagamento. De outro lado, ela também permite que muitas pessoas adiantem seus sonhos de consumo, comprando itens que não poderiam comprar se tivessem que pagar à vista.

 

  • Ganhar milhas ou outros bônus – muitos cartões de crédito ainda contam com programas de relacionamento que permitem a troca por passagens aéreas, descontos diversos e até proporcionam a troca de pontos por produtos ou serviços. Isso pode se tornar uma grande vantagem para quem souber usufruir adequadamente.

 

  • Ter as compras relacionadas na fatura – isso significa, em outras palavras, mais organização. A fatura do cartão de crédito é uma mão na roda para a organização financeira de uma pessoa e ajuda muito no desenvolvimento do fluxo de caixa, já que as despesas vêm todas descriminadas ali. Atualmente, alguns cartões, inclusive, já ajudam a categorizar as despesas, mostrando relatórios por categoria e gráficos.

 

Desvantagens do cartão de crédito

  • Como nem tudo são flores, do lado das desvantagens, temos o seguinte:Falta de controle nos gastos – algumas das características do cartão de crédito, como o crédito fácil e o aumento de prazo para pagar, podem se converter em grandes problemas nas mãos de pessoas menos organizadas. Uma dessas desvantagens é justamente a falta de controle nos gastos. Fica tão fácil e confortável pagar com cartão que a pessoa não se controla e pode acabar se endividando excessivamente.

 

  • Aumento da propensão a consumir por impulso – esta desvantagem está diretamente relacionada à desvantagem anterior. Do mesmo modo que as facilidades podem gerar descontrole, elas tendem a gerar maior propensão ao consumo por impulso, já que muitas pessoas nem percebem que estão gastando muito, elas fazem-no de modo irracional.

 

  • Juros altos do rotativo e depois do parcelamento em caso de não pagamento da fatura total – o resultado das duas desvantagens anteriores pode ser catastrófico para a saúde financeira de uma pessoa e tudo isso é potencializado por uma taxa de juros próxima de 400% ao ano no caso da falta de pagamento da fatura total.

 

Conclusão

De um modo geral, existem dois grupos de pessoas com comportamentos bem distintos quanto ao uso do cartão de crédito: os organizados e os desorganizados…

Para os mais organizados o cartão pode ser um ótimo aliado. Eles tiram proveito das vantagens que os cartões oferecem e nunca se deixam levar por impulsos de consumo. Agindo de forma mais planejada, as vantagens se multiplicam.

Por outro lado, existem os desorganizados… Para este grupo, o uso do cartão de crédito deve ser desestimulado. O cartão de crédito pode se tornar uma arma de consumo nas mãos de pessoas que pouco se planejam, culminando em um ciclo de endividamento e inadimplência que tende a virar uma bola de neve.

Para finalizar, cito a conclusão de um artigo que publiquei este mês na Revista em Condomínios sobre o assunto (clique aqui para ler): repare que o cartão pode ser bom ou ruim, mas isso depende de você! Procure se conhecer melhor e analise como lida com as suas finanças. Pese bem as vantagens e desvantagens, e decida se o cartão de crédito é bom ou não para você!