Por que não aproveitar para mudar os hábitos financeiros?

148 views
Por que não aproveitar para mudar os hábitos financeiros

Finanças… Esse assunto sempre foi presente na minha vida, desde muito pequena. Tenho de admitir que a minha família sempre foi muito organizada financeiramente. Quando comecei a trabalhar, desde cedo, eu já guardava uma parte do meu salário para o futuro. Hoje dou aulas, palestras e escrevo bastante. Sempre que posso, procuro passar esses conceitos de educação e planejamento financeiro para quem estiver à minha volta. Tento fazer isso de forma bem leve, procurando traduzir o “economês” para quem não é do ramo entender.

Estudei Economia e trabalhei muitos anos no mercado financeiro. Sou planejadora financeira independente e venho cuidando das finanças das famílias desde 2011, quando tirei a minha certificação CFP® (Certified Financial Planner). Desde então, lido de perto com questões financeiras: como quitar um imóvel próprio, como sair das dívidas, investir e até planejar aposentadoria.

Com todos esses anos trabalhando com as famílias, pude perceber o valor de uma vida financeira saudável e como uma reserva de emergências pode fazer a diferença para essas pessoas.

Agora, com a pandemia, esse montante guardado para imprevistos foi de suma importância para aqueles que já tinham se planejado e vinham cuidando de suas finanças. É claro que todos nós passamos por essa tempestade e que não foi fácil para nenhum de nós; mas, para aqueles que tinham alguma reserva, o caminho, com certeza, foi mais leve e as incertezas, um pouco menores.

O que falar desta situação pela qual estamos passando? É, num momento difícil como este, de isolamento e restrições, que temos a oportunidade de repensar e mudar nossos hábitos. Por que, então, não aproveitar também para mudar os hábitos financeiros?

Investimos tanto de nosso tempo, trabalhando para ganhar o nosso dinheiro, e quantas vezes não dedicamos nem uma horinha por mês para cuidar desse mesmo dinheiro. Justamente, por isso, eu o convido a mudar seu olhar e entender que, assim como precisamos cuidar de nossa saúde física, comendo bem, fazendo exercícios regulares e exames periódicos, também precisamos cuidar de nossas finanças.

Para muitas pessoas, sei que não é agradável nem trivial, mas, com certeza, essa é uma das decisões de vida da qual dificilmente alguém se arrependerá! E eu falo por experiência própria, pois foi, graças ao controle sobre minhas finanças, que cheguei até aqui! Posso dizer que sou privilegiada por poder trabalhar com aquilo que amo!

Texto originalmente publicado em Lu Lacerda.

No Instagram…