Ícone do site Leticia Camargo

Cartão de crédito: vantagens e desvantagens

Será que utilizar o cartão de crédito é uma boa opção? Quando o uso do cartão de crédito se torna mais uma ameaça do que um benefício? Como saber se ele está sendo vantajoso ou desvantajoso para você?

Para muita gente, as perguntas acima podem soar estranhas, pois estão tão habituadas ao uso do cartão de crédito que sequer conseguem imaginar as suas vidas sem a utilização desta forma de pagamento. Porém, é preciso ter cautela! O que hoje é uma facilidade e só parece produzir vantagens, pode se transformar rapidamente em uma ameaça de grandes proporções ao equilíbrio financeiro da sua família.

Pensando nas vantagens e desvantagens do cartão de crédito, revolvi listar os seus pontos positivos e negativos. Analise cada um deles e, em seguida, forme a sua opinião sobre o quão benéfico ou ruim o cartão de crédito pode ser para você.

 

Vantagens do cartão de crédito

Dentre as vantagens que o cartão de crédito traz, posso citar:

 

 

 

 

 

 

Desvantagens do cartão de crédito

 

 

 

Conclusão

De um modo geral, existem dois grupos de pessoas com comportamentos bem distintos quanto ao uso do cartão de crédito: os organizados e os desorganizados…

Para os mais organizados o cartão pode ser um ótimo aliado. Eles tiram proveito das vantagens que os cartões oferecem e nunca se deixam levar por impulsos de consumo. Agindo de forma mais planejada, as vantagens se multiplicam.

Por outro lado, existem os desorganizados… Para este grupo, o uso do cartão de crédito deve ser desestimulado. O cartão de crédito pode se tornar uma arma de consumo nas mãos de pessoas que pouco se planejam, culminando em um ciclo de endividamento e inadimplência que tende a virar uma bola de neve.

Para finalizar, cito a conclusão de um artigo que publiquei este mês na Revista em Condomínios sobre o assunto (clique aqui para ler): repare que o cartão pode ser bom ou ruim, mas isso depende de você! Procure se conhecer melhor e analise como lida com as suas finanças. Pese bem as vantagens e desvantagens, e decida se o cartão de crédito é bom ou não para você!

Sair da versão mobile