Você está poupando o suficiente?

189 views

Há poucos dias, fui entrevistada pelo Infomoney em uma matéria que apresentou os 5 sinais de que uma pessoa não está poupando o suficiente. São eles:

  • Você não sabe onde gasta dinheiro
  • O dinheiro acaba antes do final do mês
  • Vez ou outra você entra no cheque especial ou no rotativo
  • Você ainda não começou a investir
  • Você fica incomodado ao falar sobre dinheiro ou sobre o futuro

Mas, afinal, será que você está poupando o suficiente? Você enxerga alguns dos sinais acima em sua vida?

Abaixo descrevo minhas contribuições para a matéria. Vamos lá…

 

Para onde está indo o seu dinheiro?

Não há como saber se você está poupando o suficiente sem antes responder à essa questão: para onde está indo o seu dinheiro? Você sabe exatamente com o que anda gastando?

Se você não sabe pra onde está indo seu dinheiro, há grandes chances de estar gastando naquilo que não é importante… Provavelmente, em coisas supérfluas! Por outro lado, está deixando de poupar para o que é realmente importante para você.

Como eu expliquei para a Infomoney, em geral as pessoas que não têm um controle de gastos não sabem o quanto gastam e nem onde gastam. Elas costumam achar que seus gastos são muito menores do que realmente são. Mas… Então… Qual seria a solução?

O ideal nesses casos é passar a ter um controle de fluxo de caixa, com todas as receitas e despesas para poder analisar onde estão os gargalos. Com um controle, a família poderá destinar os recursos para o que realmente importa: seus objetivos de longo prazo! Com isso, será possível analisar o que pode ser feito caso a caso.

O meu lema de sempre é: Corte os desperdícios, limite os supérfluos e economize nos gastos essenciais.

Se você ainda não tem um controle eficiente, comece com a planilha de fluxo de caixa que disponibilizo gratuitamente aqui no site. Para baixar, clique aqui!

 

O seu dinheiro acaba antes do final do mês?

Após ultrapassarmos a primeira pergunta, vem o questionamento: sobra dinheiro no final do mês ou sobram contas a serem pagas?

No artigo que citei, revelei que se você nem consegue ter dinheiro para acabar o mês, então deve estar “despoupando”, ou seja, utilizando suas reservas, ou então, pegando recursos emprestados. Esse é o maior dos indícios de que não está poupando o suficiente. Ao contrário disso, está vendo mais dinheiro sair do que entrar.

Um dos vilões aqui é o consumo desenfreado e sem muita racionalidade! Ele costuma trazer satisfação imediata, mas pode gerar um estrago financeiro sem precedentes.

Assim sendo, uma forma de amenizar o desprazer de não satisfazer de imediato um desejo é pensar numa troca de algo sem muito valor no presente por outra coisa que realmente valha a pena no futuro. Desta forma, fica mais fácil aceitar a troca, em vez do sentimento de perda.

Descubra outras formas de facilitar essa jornada simplesmente mudando a forma de enxergar as coisas. Leia o artigo “Como economizar dinheiro de modo mais fácil?”

 

Pronto! Superadas as 2 questões acima, você estará num caminho virtuoso em que estará poupando o suficiente. Você passará para o lado dos poupadores e investidores.