Como economizar dinheiro de modo mais fácil?

148 views
Como economizar dinheiro de modo mais fácil

Afinal, como economizar dinheiro? Esta é uma das perguntas mais comuns que as pessoas me fazem! Todo mundo quer saber como economizar dinheiro e se existe uma fórmula rápida para tornar isso mais fácil…

A resposta é SIM e está na forma de enxergar as coisas! Vamos lá…

O que passa pela sua cabeça quando alguém fala em economizar? Eu não sei você, mas uma grande parte das pessoas pensa em restrição do consumo… Muita gente pensa logo em sacrifício, pensa em ter de abrir mão de comprar o que tem vontade, abdicar de seus desejos.

Mas será mesmo que economizar tem que ser sinônimo de aperto? Guardar dinheiro tem que, necessariamente, estar associado a um conjunto de ações difíceis e dolorosas?

No meu entender, tudo depende do ponto de vista! Já explico o porquê…

 

Como economizar dinheiro: mude o ponto de vista!

O que eu sugiro é: ao decidir economizar para a realização de um sonho, pare de pensar no quão difícil é guardar dinheiro e deixar de gastar em coisas que lhe darão um prazer imediato e foque no que está por vir. Foque na satisfação que somente a realização de um sonho pode proporcionar. Clique aqui e leia agora um artigo que escrevi sobre isso para a Revista Em Condomínios.

Por exemplo, você pode decidir economizar porque quer ter uma aposentadoria mais tranquila. Ou ainda, porque quer aumentar seu patrimônio. Pode estar fazendo isso, porque deseja comprar a sua casa própria ou porque simplesmente tem planos de fazer uma super viagem num futuro próximo.

Seja lá qual for o seu objetivo, observe que ele faz muito bem aos ouvidos e à mente. Repare que o resultado final da missão de economizar, que é a realização do objetivo, normalmente vem carregada de muita satisfação e sentimento de realização. Não se pode sentir a mesma coisa com as pequenas compras do dia a dia.

Uma pergunta clássica que costumo fazer é: será que os gastos corriqueiros podem nos trazer um prazer permanente, ou pelo menos de longo prazo? Será que eles são realmente importantes em nossas vidas? Será que são capazes de nos trazer o mesmo sentimento de realização que a conquista de um sonho nos traz? Tenho certeza que não, mas vou te dar uma prova disso…

Você consegue se lembrar das 5 últimas vezes que você foi ao shopping “passear” e acabou comprando miudezas? Com quem você estava nessas ocasiões? Consegue se lembrar exatamente o que você comprou?

Não sei você, mas a esmagadora maioria das pessoas não se lembra de quase nada do que perguntei. Agora pergunto: será que você se lembra da última grande viagem que fez? Lembra-se de quem estava contigo? Ou ainda… Você pode se imaginar “esquecendo” de quando comprou a casa própria? De como foi todo o processo de escolha, dos planos e de como tudo isso foi bom?

Pois é… As melhores coisas da vida demandam algum nível de sacrifício. Embora essa seja uma sábia verdade, nem por isso precisamos caminhar focados na dor. Por que não focar nas memoráveis conquistas que estão por vir? Por que não se concentrar na realização dos sonhos e nas coisas boas que podemos aprender no caminho?

Economizar dinheiro pode não ser a coisa mais fácil do mundo, mas a tarefa pode ser mais leve e fácil se a mente estiver focada no que realmente importa!