É importante ter seu planejamento financeiro atualizado

205 views

Outro dia estava conversando com uma pessoa que queria saber mais sobre meus serviços de planejamento financeiro… Ela me perguntou como seria o processo e se teríamos outros encontros ao longo do tempo, depois da etapa inicial, que é um diagnóstico da situação financeira da pessoa. Para saber mais sobre o processo de planejamento financeiro, leia esse artigo aqui.

Eu expliquei para ela a importância de se ter sempre um planejamento financeiro atualizado. Numa primeira etapa do trabalho, quando fazemos o planejamento financeiro, é como se estivéssemos tirando uma “foto” da vida da pessoa naquele instante.

No entanto, a vida é um “filme” que vai mudando a todo momento, ela é dinâmica… Os objetivos mudam, a legislação muda, a economia muda, e as condições de vida da pessoa mudam ao longo do tempo. Dessa forma, é importante que seja efetuada uma atualização do planejamento financeiro para que possam ser efetuados os ajustes que porventura sejam necessários.

Às vezes, pode até ser que nada mude, mas o simples fato de os investimentos serem diferentes uns dos outros e terem rentabilidades também diversas entre si, faz com que a carteira fique desbalanceada e fora do perfil daquele cliente. Se quiser saber mais sobre rebalanceamento da carteira veja esse artigo aqui.

Além disso, quando pensamos nas premissas para os cálculos do estudo, estamos estimando alguns parâmetros e sabemos que nem todos vão acontecer exatamente como o planejado ou estimado. Aliás, acredito que a maioria vai ser diferente do que o anteriormente pensado.

Como sabemos bem, as taxas de juros também mudam, a inflação muda, as taxas de poupança mudam, os salários mudam, as despesas mudam e por aí vai…

Mas… Diante de tudo isso, talvez você me pergunte: então vale mesmo a pena efetuar o planejamento financeiro, já que tanta coisa vai mudar e que provavelmente os parâmetros também não acontecerão como previstos?

 

Planejamento financeiro: vale a pena?

Claro que vale! E sabe por que? Porque ao planejar estaremos definindo um norte a seguir, daremos um rumo para as escolhas financeiras a serem tomadas pelo caminho. Pequenos ajustes poderão ser efetuados, muitas vezes até para um acerto de rota, mas o caminho estará traçado! Expliquei essa questão com mais detalhes nesse outro artigo aqui.

A vida é uma eterna evolução, quem diria que estaríamos quase 6 meses trancados em casa, e que tantas coisas virariam de cabeça para baixo nesse período? Difícil prever, né?

O planejamento financeiro não é e nem pode ser um papel guardado no fundo de uma gaveta. Ele é vibrante, dinâmico e flexível, e deve ser regularmente atualizado para que esteja alinhado às condições externas e aos anseios do capitão que conduz o navio: no caso, você!

Sendo assim, entendo que é muito importante periodicamente efetuar ajustes no que foi planejado para que sempre o seu planejamento financeiro esteja atualizado.