Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Como funciona a compra e a venda de ações?

Como funciona a compra e a venda de ações?

by Leticia Camargo / segunda-feira, 24 junho 2019 / Published in Investimentos

A liquidação da compra e da venda das ações na Bolsa de Valores no Brasil acaba de passar por uma mudança sutil, mas relevante para o mercado: o prazo para as liquidações mudou… Mas, na prática, você sabe como funciona a compra e venda de ações?

Pois é… Não sei se você sabe, mas quando compra uma ação na Bolsa de Valores (B3), você não paga e nem recebe as ações no mesmo dia da operação. Até então, tanto o pagamento quanto o recebimento das ações ocorriam em d+3.

O que isso significa? Significa que, quando você comprava ações de uma empresa em uma determinada data, na Bolsa de valores, o seu dinheiro só sairia da sua conta para pagá-las em 3 dias úteis apos essa data e, por outro lado, as mesmas ações só estariam realmente disponíveis para você, em sua custódia, no mesmo prazo (3 dias úteis).

Mas isso mudou! Houve uma mudança recente nessa regra e agora, tanto a liquidação física (a transferência de titularidade das ações), quanto a liquidação financeira (o pagamento ou recebimento do valor financeiro da transação) se dão em d+2, ou seja, dois dias úteis depois da compra ou venda das ações na Bolsa.

Na prática, os processos ficaram mais rápidos e isso aumenta a liquidez do mercado de ações, pois agora, numa venda no mercado à vista, por exemplo, o investidor terá acesso ao seu dinheiro em apenas 2 dias úteis e não mais em 3, como era antes.

E você, sabia como funcionava a compra e venda das ações? Eis aí uma forma de reduzir os riscos e deixar o mercado mais eficiente.

  • Tweet
Tagged under: acoes, investimento

About Leticia Camargo

What you can read next

Alerta: Cuidado com os Fundos DI com rentabilidade muito baixa
diversificar investimentos
Diversificar investimentos: não dá para ganhar sempre…
As lições que podemos aprender com o pedido de recuperação judicial da Oi

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • A planilha financeira te gera ansiedade

    A planilha financeira te gera ansiedade?

    É muito comum ouvir de clientes que só de pensa...
  • IPTU e IPVA pagar à vista ou parcelar

    IPTU e IPVA: pagar à vista ou parcelar?

    Início de ano costuma ser sinônimo de aumento d...
  • Ganhar mais nem sempre resolve o problema financeiro

    Ganhar mais nem sempre resolve o problema financeiro

    É comum as pessoas acharem que seus problemas f...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile