CDI descolado da Selic afeta ganho de aplicações

346 views
CDI descolado da SELIC afeta ganho das aplicações
CDI descolado da SELIC afeta ganho das aplicações

Foi publicada hoje no Valor Econômico a reportagem “CDI descolado da Selic afeta ganho de aplicações” de Catherine Vieira e de Luciana Seabra comentando que o CDI tem ficado muito abaixo da SELIC e que isto está afetando o ganho de muitas aplicações.

Nesta reportagem que ressalta que este descolamento está maior nos últimos meses do que o histórico desta diferença, mostra ainda que a SELIC praticada no mercado também está menor do que a meta da SELIC de 7,25% ao ano, já que a SELIC na última terça estava em 7,11% enquanto o CDI era de 6,94%.

Na entrevista que dei para a matéria, ressalto que a indústria ainda tem o costume de olhar o CDI como benchmark para seus investimentos e que a pessoa física em geral não tem a noção deste descolamento. E que pensar nos investimentos como um percentual do CDI não é o ideal, o importante para o investidor é ficar atento ao ganho real, ou seja, aquele rendimento acima da inflação.

A reportagem evidencia ainda que com este descolamento, fica mais fácil superar o benchmark, ou seja, o referencial, e muitos fundos cobram a taxa de performance sobre o CDI, como por exemplo, 20% do que exceder o CDI.

Publicado no Valor Econômico em 17/01/2013:

CDI descolado da Selic afeta ganho de aplicações