Frases sobre Finanças

117 views

Recentemente fui entrevistada pela Giane Guerra, do Programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha. Ela trouxe algumas frases sobre finanças, preconcebidas, que muita gente fala por aí e nem sempre reflete sobre elas, mas que acabam tendo uma função negativa de sabotar a relação das pessoas com o seu dinheiro.

Algumas das mais clássicas são:

“Preciso parcelar tudo ou nunca conseguirei comprar.”

“Estou acabado, preciso me dar um presente.”

“Eu tive um aumento de salário de 10%, mas o meu padrão de vida aumentou 20%.”

“Como pensar em guardar para a aposentadoria, se nem consigo pagar as contas?”

Eu comentei cada uma dessas frases sobre finanças no programa da Giane Guerra. Ouça o áudio a seguir ou, se preferir, leia a transcrição adaptada abaixo:

Frases sobre finanças e sobre a relação das pessoas com o dinheiro…

FRASE 01: “Preciso parcelar tudo ou nunca conseguirei comprar”

Trata-se de um mito, porque a pessoa pode se organizar sim! Com um pouco de disciplina, ela pode juntar o mesmo valor e comprar à vista.

Para isso, o ideal é que anote tudo em uma planilha de fluxo de caixa para saber quais são as suas receitas e despesas, e começar a se programar. Com a planilha, ela poderá identificar os “ralos”, ou seja, as saídas que estão levando o dinheiro embora, que muitas vezes ela nem estava percebendo.

Uma ideia boa aqui é se pagar primeiro, ou seja, iniciar um investimento e ter a obrigação consigo mesma de destinar uma parte dos recursos para lá ou então, agendar uma aplicação automática no dia do recebimento do salário. No final, a pessoa terá o dinheiro e poderá comprar o bem que deseja à vista, podendo até pedir um desconto para pagar à vista e ainda sem a necessidade de pagamento de eventuais juros sobre as parcelas.

 

FRASE 02: “Estou acabado, preciso me dar um presente”

Essa frase é ótima! A pessoa trabalha bastante e depois acha que merece um presente, uma recompensa por tanto esforço…..

Ocorre que ao pensarmos assim, estamos nos esquecendo do fato de que, quanto mais consumistas nós formos, maior será a nossa necessidade de trabalhar para pagar as contas.

Se você se pagar por este trabalho com mais consumo, terá que trabalhar ainda mais e cada vez mais. Talvez seja o caso de repensar isso e analisar se não termina sendo um ciclo vicioso.

Quem sabe menos não é mais!? Quem sabe se ao consumir menos, você não termine tendo que trabalhar menos e, consequentemente, possa levar uma vida mais tranquila!?

 

FRASE 03: “Eu tive um aumento de salário de 10%, mas o meu padrão de vida aumentou 20%.”

O aumento de salário pode sim ensejar um aumento do padrão de vida, mas isso precisa ser muito bem pensado. E é preciso, inclusive um cuidado adicional para que o aumento de consumo não seja maior do que esse incremento de renda. Aí, a família que estava em equilíbrio financeiro, pode acabar endividada.

O ideal é que o aumento do salário venha acompanhado de um aumento no valor que a pessoa consegue poupar mês a mês (para ter mais tranquilidade no futuro e/ou alcançar seus objetivos). Consuma um pouco mais, mas não se esqueça de poupar um pouco deste aumento também.

O que eu percebo é que, se as pessoas não têm um controle, elas acabam tendo uma percepção de aumento de riqueza que termina impulsionando-as a gastar ainda mais.

 

FRASE 04: “Como pensar em guardar para a aposentadoria, se nem consigo pagar as contas?”

Se a pessoa se organiza e tem disciplina, é possível poupar sim. Se não consegue nem pagar as contas, uma possibilidade é que esteja vivendo em um padrão de vida acima das suas possibilidades. Quem sabe dar um passo atrás e viver em um nível abaixo do que se vive atualmente não seria uma boa ideia, já que permitiria até mesmo alguma sobra de dinheiro no final do mês!?

Devemos ficar atentos ao fato de que a expectativa de vida vem aumentando e, por outro lado, a taxa de natalidade vem caindo. Isso significa que a aposentadoria da Previdência Social ficará cada vez mais difícil de ser paga aos futuros aposentados, já que é com o dinheiro das contribuições do INSS de quem está trabalhando que se paga o benefício previdenciário de quem está aposentado. No futuro, teremos mais aposentados (maior expectativa de vida) e menos pessoas trabalhando (menor taxa de natalidade) para bancar o sistema, o que torna a equação bem difícil de ser mantida.

 

E então? Você já ouviu algumas dessas frases sobre finanças acima? Tome muito cuidado para não se deixar enganar! Espero que este conteúdo tenha lançado luz sobre alguns desses mitos. Compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam ler sobre isso!

 

  • A previdência é um sistema praticamente falido quem é jovem hoje tem que pensar em outros meios como tesouro, ações, imóveis. Pois, pode vir a não ter aposentadoria minimamente decente do INSS.