Você está na zona de conforto?

100 views
Zona de Conforto

A zona de conforto é um dos maiores vilões das pessoas que desejam prosperar financeiramente.

Há diversas pesquisas que apontam para o fato de que o cérebro humano, assim como o de outros animais, foi desenvolvido para enfrentar prolongados períodos de escassez. Isso fez com que esta poderosa ferramenta fosse dotada com uma incrível capacidade de poupar energia.

Ocorre que os tempos mudaram e a prosperidade hoje não é algo distante e impossível para a grande maioria das pessoas. Sim! Podemos enriquecer, prosperar e progredir!

Só que, embora os tempos tenham mudado, nossos cérebros foram desenvolvidos há centenas de milhares de anos, e ainda estão sempre tentando poupar energia.

Por conta disso, é natural ver a vida caindo em uma espécie de marasmo repetitivo, silencioso e, em alguns casos, monótono. E assim se passam anos e anos de nossas vidas, sem sequer notarmos, sem sairmos do lugar. É a isso que chamo zona de conforto.

Por ser um fenômeno natural, há uma certa dificuldade em percebermos que estamos nessa situação.

Pensando nisso, elaborei algumas perguntas simples que podem te despertar da sua zona de conforto financeira, se este for o caso:

  • Você tem feito tudo igual ao que sempre fez quanto às suas finanças?
  • Como estão seus planos?
  • Você vem realizando seus sonhos?
  • Você vem cuidando do seu dinheiro do mesmo modo há anos?
  • Como suas despesas vêm se comportando ao longo do tempo?
  • Você anota as suas receitas e despesas e analisa o que pode ser cortado? Com que frequência você faz isso?
  • Suas atitudes quanto aos seus hábitos de consumo permanecem iguais?
  • Qual foi a última vez que você conseguiu uma renda extra e gastou este dinheiro com aquilo que realmente importa?
  • Você tem conseguido poupar e investir?
  • Seu patrimônio vem crescendo nos últimos anos?
  • Está satisfeito com a performance das suas finanças?
  • Seus investimentos estão diversificados?

E então? Alguma das suas respostas às perguntas acima lhe incomodou? Se sim, é possível que a preguiça e a mesmice estejam sabotando suas tentativas de progredir, ainda que você deseje melhorar.

Preste atenção em algo que não me canso de repetir: se você não mudar as suas atitudes em relação ao seu dinheiro, irá obter sempre os mesmos resultados! Há uma frase atribuída à Albert Einstein que diz: “A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

Não seja insano! Procure aprender um pouco mais sobre finanças e investimentos e saia da zona de conforto o quanto antes. Ponha-se a se mexer e vá a luta!

Como eu revelei em um artigo que publiquei este mês, você precisa de novos hábitos para poder sair desse ostracismo e passar a ser o protagonista em suas finanças. Você pode sim passar a ter o controle sobre o seu dinheiro! Tome essa decisão agora mesmo e não deixe para amanhã, que pode ser muito tarde… O quanto antes, melhor!

É claro que tudo isso vai envolver energia, disciplina e dedicação. Você estará indo contra a sua própria natureza, que sempre tentará ir pelo caminho mais fácil. Incomoda e dói, mas o próximo nível está logo ali e eu lhe garanto que ele é muito mais interessante e promissor.