Finanças pessoais: um erro que pode tirar o seu sono no futuro!

550 views

Neste período em que tenho trabalhado como planejadora financeira, sinto-me realizada por ter ajudado bastante gente a encontrar o equilíbrio em suas finanças pessoais e, consequentemente, a resgatar a sua autoestima e alcançar uma vida financeira mais saudável.

Porém, quando inicio o processo de planejamento financeiro com meus clientes, tenho notado que apesar de algumas pessoas terem conseguido poupar e aplicar seus recursos, elas vem cometendo um erro cada vez mais comum: estavam planejando mal a sua aposentadoria. Deixe-me explicar: elas definiam uma data para se aposentar, mas previam uma expectativa de vida pouco conservadora e que poderia não estar alinhada à realidade.

No universo das finanças pessoais, quando planejamos a aposentadoria, levamos em consideração, dentre outros elementos, o patrimônio que teremos amealhado em nosso período laboral.

Em alguns casos, a pessoa não pretende deixar uma herança para os filhos e, desta forma, este patrimônio servirá como um colchão que será consumido, aos poucos, durante a aposentadoria.

O grande problema desta lógica é que não temos como saber até quando vamos viver…

Finanças pessoais 2

Um erro aqui pode significar um grave problema de planejamento financeiro e implicar em uma brusca queda do nosso padrão de vida ou, o que é pior, poderemos passar os últimos anos de nossas vidas dependendo da ajuda do Estado, de parentes ou de amigos.

Finanças pessoais 5

É mais ou menos como se você tivesse uma corda para atravessar um rio de grande correnteza e descobrisse, no meio da travessia, que a corda só chega até a metade. Trata-se de um erro de planejamento em que a distância até o alvo foi subestimada: você planeja viver tranquilamente até os 80 anos de idade, mas vive até os 100. A consequência inevitável será viver 20 anos com incertezas e sem a almejada tranquilidade financeira.

 

Finanças Pessoais e Expectativa de Vida para a Aposentadoria

Dados do IBGE, apontam que, em 2013, a expectativa de vida do brasileiro era de 74,9 anos.

Para você ter uma melhor noção do crescimento da expectativa de vida no país, em 1980 ela era de apenas 62,5 anos. Ganhamos, em média, mais de 12 anos extras de vida nos últimos 30 anos.

E mais… A expectativa para uma pessoa que hoje conta com 40 anos de idade é de que ela ultrapasse os 78 anos de idade, porém, se ela tiver 80 anos, espera-se que ainda viva por mais 9 anos. Ou seja, quanto mais idosos nos tornarmos, maior será nossa expectativa de vida.

É importante ressaltar também que estas são as expectativas MÉDIAS de vida do brasileiro. Mas, você já parou para pensar que poderá viver mais do que isso? Qual é a idade da pessoa mais idosa que você conhece? Minha avó já está com 92 anos, joga paciência no computador, utiliza o Facebook e está em plena capacidade física e mental.

Portanto, isso não pode ser simplesmente ignorado na hora de estimar o quanto viveremos após a aposentadoria…

 

Finanças Pessoais: o meu conselho para a sua aposentadoria tranquila

Não queremos que você dependa da caridade de terceiros, nem que você passe por necessidades justamente nos últimos anos de sua vida, certo? Então, você deve estar se perguntando: como evitar incorrer neste erro? Como ficar tranquilo ao longo de todo o período em que estiver aposentado?

A resposta é bem simples: na hora de calcular o quanto de patrimônio você deve possuir para ter uma aposentadoria tranquila, leve em consideração que você ultrapassará a marca dos 100 anos de idade.

Finanças pessoais 4Pode parecer algo sem importância, mas vejo muita gente calculando que viverá até a faixa dos 80 anos. Você acha que, depois de tudo o que vimos até aqui, compensa correr este risco?

 

Se você gostou deste artigo, veja este outro também “Como calcular o patrimônio ideal para ter tranquilidade”, que explica mais sobre finanças pessoais e como garantir a perpetuidade de seu patrimônio na aposentadoria e não precisar mais se preocupar com a sua expectativa de vida.

  • Maria Cecilia Camargo

    Acabei de conversar com o Ronaldo sobre isto. Estou estimando que nossa família possa viver com qualidade de vida até, pelo menos, um século!