Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Educação Financeira para a família: o futuro é agora!

Educação Financeira para a família: o futuro é agora!

by Leticia Camargo / sexta-feira, 09 junho 2017 / Published in Planejamento Financeiro

Você sabia que existem estudos sobre educação financeira (Lusardi and Mitchell, 2011) que demonstram que quem planeja a aposentadoria acumula, em média, 3 vezes mais patrimônio do que as pessoas que não se planejam?

Este é um dos pontos que reforçam o impacto que a educação financeira pode provocar na vida das pessoas. Vamos falar um pouco mais sobre isso…

 

Educação Financeira para a família: mulheres e jovens são os mais vulneráveis…

Falando de educação financeira, mulheres e jovens têm sido sistematicamente incluídos no grupo dos mais vulneráveis financeiramente. Há diversas causas para isso, que vão desde a educação, até a cultura da nossa sociedade, passando pelas armadilhas do marketing, que normalmente têm nesses grupos seus alvos favoritos, por conta da falta de consciência de consumo.

Não é à toa que 31% das iniciativas de Educação Financeira da ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) são para sensibilizar crianças e adolescentes a respeito deste tema tão relevante.

O gráfico a seguir revela algumas características do público alcançado pelo ENEF:

Mas, o que fazer para que uma família assimile as regras básicas de uma boa educação financeira?

 

Educação Financeira para a família: alguns pontos relevantes

Você já deve ter notado que as suas decisões financeiras de hoje impactam o seu futuro e o futuro daqueles que dependem de você. Mas do que estamos falando quando tratamos de decisões financeiras?

De um modo geral, decisões financeiras têm a ver com bens e dívidas. Trata-se de como você lida com o seu patrimônio e dinheiro, e como se comporta no que tange aos seus hábitos de consumo.

Imagine uma situação em que um busca poupar com regularidade, enquanto o outro gasta mais do que deveria nas compras parceladas no cartão de crédito. Muitas vezes, essa conta não fecha, é como enxugar gelo. Ambos devem estar em sintonia, com os mesmos objetivos financeiros.

O planejamento financeiro acaba assumindo um papel central nisso tudo, se transformando na solução dos impasses mais comuns. Graças a ele, é possível encontrar os interesses comuns de todos os membros da família e colocar todos para trabalhar em direção ao mesmo sonho ou objetivo. Assim, toda a energia passa a ser canalizada para o que realmente importa.

Portanto, a colaboração de todos os membros da família é de suma importância para a saúde financeira deste núcleo.

 

Educação Financeira para a família: é importante conversar em casa sobre dinheiro

É sabido que muitas famílias sequer conversam abertamente sobre este tema e em muitos casos, falar de dinheiro ainda é um tabu.

Porém, é importante ensinar o valor do dinheiro para as crianças e dar bons exemplos para os pequenos.

Um ponto interessante é fazer uma correlação da educação financeira com a sustentabilidade, já que este é um assunto que está presente do dia a dia da escola e fica mais fácil para que os pequenos possam deixar estes conceitos mais tangíveis.

Para reforçar, lembre-se que todos da família devem participar do planejamento das finanças.

 

Educação Financeira – Evento ABRAPP

Para finalizar, queria deixar registrado que no mês passado tive a oportunidade de palestrar sobre educação financeira para a família no 2º Encontro Nacional de Comunicação, Relacionamento e Educação da Previdência Complementar Fechada da ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).

Assista ao vídeo a seguir em que deixei registrado o meu recado de educação financeira para a família, especialmente para os jovens e para as mulheres:

https://www.leticiacamargo.com.br/wp-content/uploads/2017/06/educação-financeira-ABRAPP-2017.mp4
  • Tweet
Tagged under: educação financeira, equilíbrio financeiro, finanças pessoais, tranquilidade

About Leticia Camargo

What you can read next

Alugar ou comprar imóveis está cada vez mais caro
Alugar ou comprar imóveis está cada vez mais caro
Atualização do valor dos imóveis no Imposto de Renda x
Atualização do valor dos imóveis no Imposto de Renda: entenda as novas regras
Já se planejou para a sua sucessão
Já se planejou para a sua sucessão?

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • Educação financeira

    Educação financeira: por que entender seus valores é o primeiro passo para se organizar

    Uma pesquisa recente da Febraban revelou um dad...
  • Bem-estar financeiro

    Bem-estar financeiro: segurança e liberdade em todas as fases da vida

    Construir o bem-estar financeiro vai muito além...
  • liberdade financeira

    A verdadeira liberdade é a liberdade financeira

    Muita gente confunde liberdade (e liberdade fin...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile