Dinheiro e Investimentos: seja protagonista da sua vida financeira

79 views
Dinheiro e Investimentos seja protagonista da sua vida financeira

Segundo dados informados pela B3, vimos um aumento do número de mulheres na bolsa de valores, que já somam 29% do total! Isso demonstra como elas estão ficando mais interessadas em investir.

Inclusive foi sobre isso o meu papo com meu querido amigo Fly, no vídeo que gravamos para o Manual do Tempo! Se desejar, assista a seguir…

Dinheiro e Investimentos: Seja protagonista

O que eu gosto sempre de comentar é que é muito importante que as mulheres sejam protagonistas de suas vidas financeiras! Que elas aprendam a cuidar de suas finanças! Que se eduquem financeiramente. Inclusive, essa não é a primeira vez que falo sobre isso aqui no site (clique aqui para saber mais).

Muita gente delega o controle de suas finanças para outra pessoa e nem sabe o que está acontecendo. E não sabem quanto tem na conta e nem qual o tamanho do seu patrimônio ou da sua dívida…

O que ocorre é que muitas famílias concentram num só, e em geral no homem, o papel de cuidar das finanças e decidir sobre os investimentos. Mas isso não precisa ser assim, as mulheres podem, sim, cuidar das finanças também! E essa mudança costuma ser muito benéfica para toda a família, propiciando melhores resultados e mais consciência para todos.

Poupar e investir faz parte desse protagonismo. É importante ser dona das vontades, ter liberdade para fazer o que quiser com a sua grana. É preciso assumir a responsabilidade sobre o seu dinheiro e ter as rédeas das suas finanças. Quando esse papel é delegado, acaba-se por abdicar também de parte da liberdade e da responsabilidade, o que pode não ser o mais saudável e adequado.

Não é incomum ver quem não assume essa responsabilidade se queixando e reclamando que se sente “presa” num relacionamento abusivo por conta da dependência financeira.

 

Dinheiro e Investimentos: Como fazer?

Tem rotinas que são chatas, como arrumar a casa e lavar a louça, mas são imprescindíveis para a higiene da moradia. Por outro lado, tomar banho e escovar os dentes são importantes para a saúde física, assim como uma boa alimentação e exercícios regulares também. Da mesma maneira, também precisamos cuidar da nossa saúde financeira, entendendo quais são as receitas e as despesas, sair das dívidas, poupar e investir!

É preciso identificar se o dinheiro está indo para onde a pessoa gostaria. Afinal, será que ele está sendo direcionado para o que realmente importa? Ou será que está se perdendo em coisas supérfluas que não levam a lugar algum e estão desalinhadas com os objetivos maiores?

 

Dinheiro e Investimentos: Demora?

Quando falamos de dívidas, é importante lembrar que dificilmente a pessoa se enrola de um dia para o outro, mas também não é de um dia para o outro que essa pessoa vai sair do vermelho e nem se organizar financeiramente! É preciso paciência, organização e empenho.

Aos poucos, a pessoa vai se educando financeiramente, entendendo para onde está indo seu dinheiro, direcionando esforços e recursos para o que realmente importa e, depois de algum tempo, as coisas vão se ajustando! Aos poucos, as dívidas vão dando lugar à formação de uma interessante reserva de emergências e, em seguida, é possível realizar sonhos e alcançar objetivos mais nobres.

Estude educação financeira e passe a cuidar com mais carinho de suas finanças! Tenho certeza de que você não se arrependerá e logo, logo, será protagonista de suas finanças!