Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Devo comprar à vista ou a prazo? O que é melhor?

Devo comprar à vista ou a prazo? O que é melhor?

by Leticia Camargo / sexta-feira, 16 julho 2021 / Published in Finanças Pessoais
comprar à vista ou a prazo

Eis aí a dúvida de muita gente: comprar à vista ou a prazo? Minha resposta de bate pronto é: DEPENDE! Vamos aos fatos…

Se você verificou que não há nenhuma possibilidade de ter um desconto numa compra à vista, poderia ser uma boa opção parcelar, caso não haja juros. Mas, isso vale para aquelas pessoas super organizadas e que não vão se perder acumulando várias parcelas.

Não quero que isso soe como um “cheque em branco” para o endividamento… Justamente por isso, vou reforçar aqui: gerenciar parcelamentos não é para qualquer pessoa. Na prática muita gente se perde nas contas e termina se endividando mais do que deveria.

 

Comprar à vista ou a prazo? Colocando os pingos nos “is”

No meu caso, que sou muito organizada, mesmo que tenha dinheiro para pagar à vista, prefiro parcelar (sem juros, claro!), se não tiver nenhum desconto à vista.

Quando eu afirmo isso, muita gente me pergunta: Mas… Leticia, porque você prefere parcelar? A resposta é simples: porque eu deixo o meu rico dinheirinho rendendo nas minhas aplicações e vou pagando aos poucos essas parcelas. Em outras palavras, enquanto o dinheiro para pagar as parcelas permanece comigo, ele vai rendendo juros a meu favor.

Por outro lado, se você é daquelas pessoas que se enrola com a fatura do cartão… Se é do tipo que, quando vê, já gastou um monte e nem sabe onde… Minha sugestão sincera para você é: se você tiver o dinheiro para efetuar esse pagamento à vista, faça isso! Pague à vista e livre-se da dívida.

Porém, se tiver juros no parcelamento ou desconto para pagar à vista, aí você deve fazer umas continhas para saber se os juros que você está recebendo nas suas aplicações são maiores ou menores do que os juros que você vai ter ao parcelar ou o desconto por pagar à vista.

Normalmente, o desconto à vista será melhor do que os juros que você recebe na aplicação. Por outro lado, os juros das parcelas vão ser mais altos do que aqueles recebidos também. Se este for o caso, prefira sempre pagar à vista.

Ah… Já ia me esquecendo! Uma coisa que não se deve fazer, pois o risco de se enrolar é bem grande, é o parcelamento do supermercado ou da farmácia. Digo isso porque essas despesas costumam ser recorrentes e as parcelas vão se acumular fazendo uma grande confusão na fatura do cartão. Por esse motivo, privilegie o parcelamento para aquelas compras que você vai fazer de vez em quando, como uma roupa, uma geladeira e coisas não recorrentes.

Falando nisso, eu até já fiz um texto pra explicar como deve ser feita essa conta no caso de IPTU, IPVA e etc. Veja aqui o texto na íntegra. Na época que escrevi o texto, os juros eram de mais de 1% ao mês. Ai que saudades e que maravilha que eram! Agora, não chegam nem a 0,5% mensais!

Em resumo, o cartão de crédito pode ser um grande aliado para quem consegue se planejar e seguir à risca o planejado. Mas, do contrário, também pode ser um grande vilão! Eu também escrevi um outro artigo sobre as vantagens e as desvantagens do cartão de crédito. Confira aqui!

Por fim, reflita e entenda se parcelar é para você ou se é melhor tentar pagar tudo à vista! Boas compras e lembre-se de consumir de forma planejada e com responsabilidade!

  • Tweet
Tagged under: educação financeira, endividamento, finanças pessoais

About Leticia Camargo

What you can read next

5 Dicas de como NÃO cair na malha fina
Hipermetropia e Miopia nas finanças
Hipermetropia e Miopia nas finanças
5 dicas para fugir das dívidas

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • dia das mães

    Dia das Mães e a educação financeira de geração para geração

    Para o Dia das Mães, resolvi contar um pouco so...
  • Transforme sua Declaração de IR em um raio-X das suas finanças

    Transforme sua Declaração de IR em um raio-X das suas finanças

    Todo ano, quando chega a época de entregar a de...
  • Você sabe quanto custa o seu estilo de vida

    Você sabe quanto custa o seu estilo de vida?

    Você já pensou em quanto custa o seu estilo de ...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile