Leticia Camargo

Como fazer bom uso do 13º

Nesses últimos dias, muita gente recebeu a segunda parcela da gratificação natalina. Mas, a dúvida que sempre paira no ar é: como fazer bom uso do 13º?

Preparei uma lista para te ajudar a utilizar da melhor forma possível esse recurso adicional recebido agora no final do ano. Siga os passos abaixo para não errar…

 

4 Passos de como fazer bom uso do 13º

  1. Planeje-se

Isso mesmo, nada de sair gastando como se não houvesse amanhã. Planeje o uso desse recurso para não se arrepender depois!

Tem gente que acaba gastando por impulso, em coisas que não fazem muito sentido ou, o que é ainda pior, gasta este recurso antes mesmo de recebê-lo.

 

  1. Pague suas dívidas

Se estiver endividado, essa pode ser uma ótima oportunidade para se livrar logo delas! Utilize o seu 13º para saldar o máximo possível das suas pendências financeiras e comece o ano que vem mais leve!

Ao pagar dívidas adiantadas, como empréstimos por exemplo, você ainda reduz os juros e economiza um bom dinheiro.

 

  1. Reserve uma parte para as contas do início do ano

Todo ano a mesma coisa: IPVA, IPTU, material escolar, matrícula das crianças….. Todos já sabem dessas contas do início do ano, mas poucos se planejam guardando uma grana para pagar essas contas a mais!

Então, faça diferente e guarde uma parte do seu 13º para essas contas do início do ano que sempre se repetem. Ah, e aproveita e vai lá no seu extrato de janeiro de 2021 e dá uma olhada para calcular quanto você gastou no início desse ano para estimar os gastos do início do ano que vem!

 

  1. Invista

E, se depois de todos os passos acima ainda sobrar uma graninha, aproveite para investir esse valor! Comece pela reserva de emergências e o que exceder esse valor pode começar a diversificar para o seu pé de meia! Seu eu futuro agradece!

 

Ah, e já comece o ano novo fazendo bonito: defina quais são seus sonhos e planeje-se para realizá-los. Para isso, anote as suas receitas e as suas despesas, evite os desperdícios, limite seus gastos e direcione os seus recursos para aquilo que é mais importante para você!

Exit mobile version