Dia das Mães: eduque pelo exemplo

277 views
Dia das Mães

Dia das Mães chegando e muitos pensando no mesmo assunto: qual é o melhor presente para minha mãe? Também é verdade que alguns estão lembrando da época em que podiam contar com a presença de suas mães… De uma forma ou outra, acaba sendo um momento de reflexão.

Mas, vou aqui inverter esse pensamento e fazer uma provocação: qual seria o melhor legado que uma mãe poderia deixar para os seus filhos? Entendo que deveria ser o exemplo de uma vida financeiramente tranquila.

Digo isso, porque uma grande parte das necessidades serão supridas com dinheiro…

Veja só: para que os filhos tenham uma boa saúde ou estejam cobertos pelos imprevistos da vida, serão necessários recursos. Para que tenham uma boa educação e continuem se aprimorando, também precisarão de dinheiro para cursos e especializações. Para que tenham um bom lar, também vão precisar de grana.

Como eu disse, serão necessários recursos financeiros para tocar a vida e ter algum grau de tranquilidade. E para que os filhos tenham essa tranquilidade financeira, será muito importante que sejam educados financeiramente!

Sendo assim, o principal legado seria a educação financeira para que cresçam com mais consciência de suas receitas e despesas, e que possam alcançar seus objetivos de vida!

 

Dia das Mães: o legado além dos recursos…

Como eu ia dizendo, muitos pais pretendem deixar uma boa herança para seus filhos, mas é claro que não adianta transmitir um legado de fartos recursos sem que a educação financeira seja uma prioridade.

Não são poucas as histórias de pessoas que gastaram a herança deixada por seus pais e acabaram se enrolando em suas finanças. Pois é… A solução para essa questão passa pela educação financeira.

Mesmo que não tenha sido possível deixar recursos financeiros para os filhos, é por meio da educação financeira que eles se tornarão adultos conscientes e responsáveis por gerar e cuidar de seus próprios recursos!

É neste ponto que surge a pergunta: mas como passar essa educação financeira para meus filhos? Como deixar esse legado para eles?

 

A melhor educação financeira para seus filhos

A melhor forma de transmitir a educação financeira é pelo exemplo!

Na minha coluna no site da Lu Lacerda dessa última quinzena, escrevi justamente um texto em que falei sobre o exemplo dos pais. Defendi que é muito importante que as pais sejam educados financeiramente para que os seus filhos aprendam pelo exemplo de vê-los se planejando e tendo disciplina para alcançar os seus objetivos.

E nada melhor do que o Dia das Mães para falarmos disso aqui no site: eduque pelo exemplo! Nem preciso dizer que isso também vale para as finanças! Concorda?

Se os seus filhos perceberem que os pais não cuidam das finanças, vivem uma vida sem organização e disciplina, estão sempre reclamando da dificuldade de pagar as contas, é possível que sigam o exemplo dos pais e também sejam desorganizados com suas finanças.

Por outro lado, tendem a repetir o padrão ensinado pelos pais, se percebem que eles se organizam e procuram se planejar para atingir os objetivos. O mesmo acontece se aprendem desde cedo, por meio do exemplo, a importância de poupar para imprevistos.

Com tudo isso, há grandes chances de serem mais organizados em suas vidas adultas!

 

Portanto, aproveite o Dia das Mães, para pensar em qual exemplo você está deixando para seus filhos: uma vida organizada, em que os seus objetivos são atingidos, ou uma vida bagunçada, repleta de dívidas e dificuldade financeira?