Como adiar o pagamento da fatura do cartão de crédito

352 views
Como adiar o pagamento da fatura do cartão de crédito

Pois é… Não sei se você já se deu conta disso, mas o cartão de crédito não entrou no programa do Governo Federal de renegociação de empréstimos. Portanto, não está sendo possível adiar o pagamento da sua fatura na maioria dos bancos, pelo menos por enquanto…

Infelizmente, muitos vêm se enrolando na hora de pagar o cartão, pois contaram com uma renda futura incerta, perderam seus empregos ou simplesmente gastaram mais do que deveriam mesmo…

A questão é que a fatura do cartão de crédito chegou e não foi possível quitá-la por completo… E agora? O que fazer? Será que tem alguma solução?

Sim… É claro que tem! Vamos ver como…

 

Fatura do cartão de crédito: soluções para pagar e ganhar tempo

A primeira e mais fácil solução é ficar no rotativo do cartão de crédito. Em outras palavras, estamos falando de pagar o mínimo da fatura por um mês.

Porém, não pense que dá para fazer isso outras vezes… Na verdade, só dá para fazer isso no primeiro mês. Depois disso, é preciso parcelar o saldo devedor, conforme artigo que publiquei (clique para entender como funciona).

Foi exatamente isso que eu reforcei em uma matéria publicada há poucos dias pela InfoMoney: “com a regra implementada em 2017, hoje o cliente não pode pagar o mínimo indefinidamente para não acarretar um super endividamento. Só é permitido pagar o mínimo no primeiro mês e depois tem que parcelar. Mas os juros do rotativo passam dos 320% ao ano, é um absurdo. É preciso fugir disso”.

Como se pode ver, o parcelamento ocorrerá depois do primeiro mês, mas normalmente as condições deste empréstimo não são as melhores. E isso costuma sair bem caro.

A alternativa seria procurar uma outra linha de crédito mais barata do que os juros do parcelamento, com o objetivo de reduzir os custos. Com os recursos em mãos, o passo seguinte seria quitar a fatura do cartão.

Pode parecer pouco, mas esta consciência trará grandes vantagens, como poder procurar com mais tempo as melhores alternativas, evitar multas e ansiedade. Isso implicará em juros mais baixos e maiores prazos para pagamento, se for o caso. O importante é que as novas parcelas caibam no bolso daqui pra frente.

Especificamente com relação às taxas e condições de pagamento, sempre recomento que devemos procurar taxas mais baixas em outros bancos, diferentes daqueles a que estamos habituados, e também em fintechs de empréstimos.

O Banco Central tem uma ferramenta que permite consultar a taxa de juros média mensal de vários bancos, e diversos tipos de operações de crédito. Vale a pena conferir.

 

Cuidado com novas compras

Tomar um outro empréstimo para quitar a fatura do cartão pode ser eficiente financeiramente falando, pois poderá ser possível encontrar taxas de juros mais baixas e maiores prazos para pagamento da dívida, porém, isso pode ter um efeito colateral que precisa ser considerado…

Ao tomar um empréstimo para resolver o problema do pagamento da fatura do cartão de crédito, a pessoa acaba liberando novamente o limite do cartão para novas compras. A tentação aumenta, a vontade de consumir cresce e a consequência disso você já sabe…

É preciso ficar muito atento para não efetuar compras desnecessárias, ainda mais nesse momento de incertezas e instabilidade. Não sabemos quando tudo voltará ao “normal”, se é que isso será possível.

Tenho observado que muita gente tem ficado em casa, sem muito para fazer e essas pessoas ficam navegando pela internet, nos seus sites de compras preferidos. E isso acaba não dando muito certo. No fim, elas acabam comprando o que não era necessário e muito mais do que deveriam.

O ideal seria que essas pessoas procurassem organizar as suas finanças, anotando suas receitas e despesas. Com este acompanhamento, seria possível perceber, de modo antecipado, que não poderão quitar a fatura do cartão.

 

Dica bônus

Ah, e já que estamos falando de cartão de crédito, deixo aqui uma dica preciosa: habilite a carteira digital no seu celular e cadastre seu cartão de crédito nela. Assim poderá efetuar suas compras sem nenhum contato físico na maquininha para digitar a senha e tal. Assim, é possível fazer o pagamento apenas por aproximação. Veja aqui esse texto da Credicard ensinando a cadastrar o seu cartão.

 

Por fim, recomendo a leitura do artigo da Infomoney (acesse já, clicando aqui) que contou com a minha participação… Lá você vai encontrar mais informações a respeito de alternativas para o pagamento da fatura do cartão de crédito, além de um eficiente resumo com as alternativas dos grandes bancos para faturas em atraso.