Black Friday: crie a sua Lista de Desejos!

91 views

Black Friday chegando e muita gente louca para gastar! Muitas pessoas recebem agora em novembro a primeira parcela do décimo terceiro salário e o comércio está agitado com a possibilidade de faturamento extra nesse período.

Basta navegar rapidamente pela internet para se deparar com uma infinidade de promoções e ofertas. Nas ruas, encontramos lojas enfeitadas e muitos cartazes anunciando com letras garrafais os preços “imperdíveis”.

Esta pode ser realmente uma excelente oportunidade para se comprar com descontos interessantes, mas é preciso prudência para não cair no frenesi irracional que o comércio se esforça para provocar nesse período. É preciso ter cautela para não acabar gastando muito além da sua capacidade financeira e terminar pagando bem mais em juros do que os descontos desta época.

É por conta disso que a minha recomendação aqui é: faça a sua Lista de Desejos para a Black Friday e verifique quanto dinheiro tem para gastar nesse período! Simples assim!

Mas… Refletindo a respeito da Lista dos Desejos da Black Friday, algumas pessoas podem questionar: Leticia, porque fazer essa lista? Isso dá trabalho! Não sei até que ponto isso é útil…

Pois é… Esta lista pode te ajudar e muito a se planejar e não cair em tentação de comprar mais do que o necessário!

 

Black Friday: Evite cair em tentação!

A primeira missão da sua lista de desejos é evitar que você caia em tentação. Por meio desta lista, você terá maiores chances de se esquivar do marketing agressivo de muitas empresas, mantendo-se focado naquilo que realmente importa para você.

Conheço pessoas que se enrolaram em outras Black Fridays e acabaram comprando muito mais do que pretendiam. Isso ocorre por uma questão simples: perda de foco!

As lojas fazem de tudo para que a gente deixe a racionalidade de lado e aja emocionalmente, por impulso. A sua lista de desejos tende a preservar a racionalidade das suas decisões.

Assim sendo, faça a sua lista e mantenha o foco!

 

Black Friday: Planejamento!

A segunda finalidade da nossa lista de desejos é permitir que você planeje as suas compras e eleja as prioridades dentre as muitas coisas que provavelmente você quer comprar.

Quando você analisar o orçamento que você tem disponível para gastar e compará-lo com a sua lista, é bem possível que perceba que não vai dar para comprar tudo que você quer e que, portanto, definir prioridades seja o melhor a se fazer.

Após defini-las, planeje como pretende comprar os itens mais importantes da lista, respeitando o seu orçamento financeiro.

Um alerta importante aqui é: muito cuidado para não se endividar em excesso. Os cartões de crédito e crediários costumam facilitar a nossa vida com parcelamentos a perder de vista, mas lembre-se que essa conta vai chegar e que você vai ter que trabalhar muito depois para pagá-la. Pense bem antes de se endividar para não se arrepender depois. De preferência, fuja das dívidas!

 

Com a sua Lista de Desejos em mãos e todo o plano por trás da mesma, compre sem sustos. Aproveite ao máximo a sua Black Friday, mantendo o juízo e a moderação! Boas Compras!