Aposentadoria: quanto tempo ainda lhe resta até lá?

87 views

As discussões sobre a reforma da Previdência Social e suas consequências estão aí para reforçar o quanto este tema é relevante para todos nós. Porém, embora a necessidade de poupar para a aposentadoria seja cada vez mais evidente, fico abismada com a falta de preocupação das pessoas em se preparar para os anos futuros. Muita gente simplesmente nem pensa em economizar para a sua longevidade.

Sendo assim, nesse mês meu artigo para a Revista Em Condomínios começa com a seguinte questão: afinal, como se planejar financeiramente para a aposentadoria? (clique aqui para acessar o texto citado). A grande questão aqui é: como você vem se preparando? O que fazer para não depender 100% do governo depois de uma certa idade? Como fugir desse risco?

Como reforcei no texto da Revista, “ficar dependendo só do recebimento de benefício do Governo pode não ser a melhor opção, já que não sabemos quais serão as regras no futuro.”

Por outro lado, quando estudamos psicologia econômica descobrimos coisas interessantes a respeito de como nos comportamos com relação ao dinheiro… Apenas para se ter uma ideia, alguns estudos revelaram que o ato de guardar recursos para o amanhã ativa as mesmas áreas do cérebro que o ato de doar dinheiro para outra pessoa. Interessante, não?

Vale lembrar também do custo de oportunidade, outro ponto central das finanças comportamentais, cuja pergunta central é: do que estamos abrindo mão quando decidimos por algo em detrimento das outras opções? Em outras palavras, o quanto arriscamos o nosso futuro, a nossa tranquilidade e a nossa aposentadoria, ao tomar decisões impensadas de consumo no presente? (leia mais a respeito das finanças comportamentais, clicando aqui)

Eu sei o quanto é difícil se esquivar das tentações do consumo e dos prazeres imediatos, mas estamos falando da decisão que você precisa tomar o quanto antes… E as opções são: um futuro incerto e dependente do governo ou um futuro mais tranquilo e planejado, sem mudanças bruscas na sua qualidade de vida e na da sua família.

Acho que não há muito o que pensar a respeito, certo? Melhor estar preparado! Se é assim, inicie de uma vez, inicie o quanto antes! Trace seu plano, defina suas metas e comece a poupar e a investir logo. Aproveite para pegar uma carona especial nos juros compostos, o que certamente encurtará a jornada. Comece a plantar hoje as sementes para colher uma aposentadoria tranquila no futuro. Para saber mais sobre como se preparar para isso, clique aqui!