Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Gestão da conta corrente: um passo importante para o equilíbrio financeiro

Gestão da conta corrente: um passo importante para o equilíbrio financeiro

by Leticia Camargo / sexta-feira, 29 agosto 2025 / Published in Uncategorized
Gestão da conta corrente

Muitas pessoas organizam suas finanças pensando apenas nas grandes decisões, como controlar os gastos, poupar e investir. Mas esquecem da importância da gestão da conta corrente, incluindo os pagamentos e o saldo disponível. É aqui que mora uma grande oportunidade para evitar ficar no negativo e organizar as finanças com mais tranquilidade.

Gestão da conta corrente: agendamento das contas a pagar

Programar o pagamento das contas mensais é fundamental para evitar juros desnecessários e até problemas de fluxo de caixa. Isso começa com algo simples: agendar de forma recorrente no seu calendário (ou agenda, pra quem é menos digital) a data de vencimento de cada compromisso. E lembrar, claro, de ter recursos disponíveis na conta em cada uma dessas datas.

O que muita gente faz é deixar o dinheiro na conta o mês todo para evitar ficar no cheque especial quando a conta for debitada, mas aí perde a oportunidade de receber juros sobre aquele valor. Algumas vezes a pessoa recebe seu salário no início do mês e tem uma conta para pagar no final. E aquele recurso passa 30 dias parado na conta sem render nada.

Também falei sobre tudo isso em um artigo que publiquei na coluna da Lu Lacerda, na revista Veja. Clique aqui para acessar!

Uma forma prática que sugiro aos meus clientes é investir no mesmo dia do recebimento o valor total do salário num investimento conservador. Como exemplos, posso citar o CDB 100% CDI ou um fundo DI com taxa de administração baixa ou zero. Em seguida, é preciso agendar também um resgate do investimento para a data do vencimento, no valor de cada conta a ser paga. Desse jeito, fica casado o crédito do recurso resgatado do investimento com o débito na conta corrente do pagamento do boleto.

Outro hábito valioso é manter sempre um pequeno saldo na conta para imprevistos ou esquecimentos. Isso evita que um simples atraso, por não ter resgatado um valor de investimento a tempo, gere multas ou juros.

Segue um resumo simplificado do que expliquei acima:

  • Agende os pagamentos no calendário.
  • Invista o salário em aplicação conservadora.
  • Programe resgates para as datas de vencimento.
  • Mantenha um saldo de segurança na conta.

Também é válido destacar que o dinheiro parado perde valor por conta da inflação. Expliquei isso em outro artigo. Clique aqui para acessar!

Escolha das datas de vencimento

Outra estratégia eficiente é escolher, sempre que possível, as datas de vencimento mais adequadas para as suas contas. Ajustar o vencimento da fatura do cartão de crédito ou do plano de saúde para logo após a entrada do seu salário, por exemplo, pode evitar a necessidade de recorrer ao cheque especial.

Gestão da conta corrente: uso do cheque especial

Um outro exemplo importante é o uso do cheque especial. Muitos bancos oferecem até 10 dias de isenção de juros para quem utiliza o limite da conta. No entanto, pouca gente sabe que essa isenção não vale para o IOF. Pois é… O IOF é cobrado! Em outras palavras, mesmo que você não pague juros, haverá o custo do imposto (IOF).

Funciona assim: um percentual maior do IOF é cobrado no dia em que a conta fica negativa e depois, diariamente, cobra-se um percentual menor até o momento em que o saldo negativo é zerado.

Outra questão que poucos sabem é que nem sempre o prazo de 10 dias sem juros começa a contar no primeiro dia do mês. É importante verificar qual é a data de início desse prazo, para não ultrapassar os 10 dias por falta de conhecimento dessa data.

Por fim, não custa reforçar que, se você ultrapassar os 10 dias com a conta negativa, o valor dos juros cobrados será o do período inteiro e não apenas sobre os dias a mais!

Por isso, entender como lidar com esses prazos pode ajudar a evitar altos custos em juros e impostos.

Revisão dos valores cobrados e reembolsados pelos prestadores

Vale também revisar, com frequência, os valores daquelas contas recorrentes. Muitas vezes, o preço promocional que durou 12 meses já expirou e a cobrança voltou ao valor original, mais alto. Renegociar ou buscar alternativas pode gerar uma boa economia mensal.

Lembra que você pediu um reembolso do plano de saúde? É importante agendar isso para te lembrar de verificar depois se realmente o reembolso entrou conforme combinado.

Isso também vale para o caso de devolução de alguma mercadoria ou cancelamento de serviço comprados pela internet.

Aproveite para fazer o download da planilha de fluxo de caixa que disponibilizo gratuitamente. Ela pode ajudar muito na missão da gestão da conta corrente e muito mais. Clique aqui para acessar!

Por fim, essa gestão da conta corrente, que pode parecer bastante detalhista, é justamente o que te ajuda a organizar as suas finanças. Pequenos cuidados diários evitam custos e dão segurança para que você possa focar no que realmente importa: realizar seus objetivos e viver com mais tranquilidade. Comece hoje mesmo a aplicar ao menos uma das iniciativas que expliquei! Você vai notar a diferença.

Afinal, cuidar do dinheiro não é apenas sobre o que entra e o que sai, mas sobre quando isso acontece. E é nessa sincronização que está o segredo para manter as contas organizadas e no azul.

  • Tweet
Tagged under: educação financeira, equilíbrio financeiro, finanças pessoais, planejamento financeiro

About Leticia Camargo

What you can read next

Efeito dos juros compostos
O efeito dos juros compostos e da consistência dos aportes
Prazo final da Declaração de Imposto de Renda 2021
Prazo final da Declaração de Imposto de Renda 2021
Dia dos Pais
Dia dos Pais: antes de ajudar as crianças, resolva os seus problemas

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • lição sobre finanças

    Lição sobre finanças: o que o crochê pode ensinar

    Sim, isso mesmo: qual lição sobre finanças o cr...
  • Educação financeira

    Educação financeira: por que entender seus valores é o primeiro passo para se organizar

    Uma pesquisa recente da Febraban revelou um dad...
  • Bem-estar financeiro

    Bem-estar financeiro: segurança e liberdade em todas as fases da vida

    Construir o bem-estar financeiro vai muito além...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile