Há alguns dias, participei do podcast Hora Cerva do sommelier de cerveja Cesar Moreira, junto com a minha cliente e amiga Kika Gama Lobo, para falar de planejamento financeiro 2024 e muito mais… Sim. De novo ele!
Importante lembrar que quando se fala de planejamento financeiro, as pessoas acham que vamos falar de números… Não é assim que funciona. Na verdade, falamos de pessoas, de vidas.
E, dessa vez, a Kika contou sobre a jornada dela nesse processo de planejamento, compartilhando o quanto ela se boicotava e se enganava antes de “virar a chave”. Estou certa de que a experiência dela é semelhante à de muita gente. E essa identidade pode ajudar muitas pessoas a perceberem a importância de se organizar financeiramente. Assista a seguir…
Planejamento Financeiro 2024: as 4 fases para sair das dívidas
A jornada de uma pessoa dentro do planejamento financeiro para sair das dívidas normalmente envolve 4 fases. Vamos entender um pouco de cada uma delas…
Fase 01: Negação
A grande verdade é que muita gente acha que vai resolver seus problemas financeiros num passe de mágicas. Alguns acreditam que tudo vai se resolver quando ganharem na loteria (o que termina não acontecendo). Ou então, negam o problema e vão empurrando com a barriga, empilhando dívidas.
Fase 02: Despertar
Finalmente, um grupo menor de pessoas, começa a se incomodar com a sua vida financeira. Elas começam a sentir que têm alguma coisa errada. Pensam: “Caramba… Não dá mais para continuar desse jeito”. É nesse momento da virada de mindset que a pessoa tem um clique. Ela, então, desperta para o processo que tem o potencial de transformar a sua vida financeira.
Fase 03: Busca por soluções
Após o despertar, surge um novo capítulo na jornada financeira. É a fase de buscar soluções. As pessoas começam a pesquisar ativamente, procurando por métodos e estratégias para melhorar sua situação e sair do endividamento. Elas se deparam com uma variedade de opções: livros, cursos, conselhos de especialistas em finanças, e até mesmo histórias inspiradoras de quem superou dificuldades semelhantes. Cada informação absorvida é como um tijolo na construção de um futuro financeiro mais sólido. Neste estágio, a esperança se renova e a motivação para mudar cresce. Muitas vezes, a pessoa não consegue caminhar sozinha e nesse momento ela procura um especialista, no caso um planejador financeiro.
Fase 04: Ação
Chega a hora de agir! Esta fase é marcada pela implementação prática das soluções encontradas. As pessoas começam a aplicar o que aprenderam: elaboram orçamentos, cortam gastos desnecessários, investem em educação financeira, e começam a mudar seus hábitos financeiros ruins. É um período de experimentação, adaptação e, às vezes, de desafios. Mas é também uma fase de progresso visível e de conquistas reais. Cada passo tomado é um passo afastando-se das dívidas e caminhando em direção à liberdade financeira. A ação contínua e determinada é a chave para transformar a vida financeira de uma vez por todas.
Comece pela planilha de receitas e despesas
Considerando que você está na Fase 4, a primeira ação a ser executada é entender quanto você ganha, quanto gasta e para onde está indo o dinheiro.
No entanto, eu já adianto que não se trata de um processo rápido, já que, além de preencher a planilha, depois você terá que mantê-la atualizada. Se não o fizer, pode novamente perder o controle e voltar à estaca zero. Em outras palavras, talvez não seja tão produtivo preencher a planilha só uma vez e depois abandoná-la.
Cartão de crédito e limite do especial
Aproveitando a oportunidade, é preciso deixar claro que o cartão de crédito e o cheque especial são dívidas! Parece óbvio, mas não é… Muita gente age como se o cartão de crédito e o limite do cheque especial fossem um complemento de renda, mas não o são. Se eles não forem bem gerenciados, vão se tornar uma âncora que afunda a pessoa em um mar de dívidas cada vez mais complicado de se reverter.
13º salário e planejamento financeiro para 2024
Por outro lado, para quem é CLT e tem o 13º salário, esse dinheiro pode ser a salvação para que a pessoa se organize e comece o ano de 2024 de um modo muito mais estruturado. Justamente por essa oportunidade de “arrumar a casa”, sempre recomendo que não se gaste todo esse dinheiro com as festas e viagens de final de ano.
Também é preciso lembrar que o ano que começa traz as suas contas logo no começo, como IPVA, IPTU, matrícula de escola, fatura do cartão de crédito (com a despesa dos presentinhos do Natal) e outros compromissos. Se não houver responsabilidade, a alegria e as aspirações da virada do ano logo serão substituídas por muita dor de cabeça e estresse.
Então, aproveite o 13º salário, eventual bônus e PLR para começar o ano de forma mais organizada e coesa.
De outro lado, tem gente que não tem 13º salário e nenhuma renda extra nesse período. Alguns são profissionais autônomos, por exemplo, que precisam pagar o 13º salário para seus colaboradores. É o que acontece, a título de ilustração, com os dentistas que, nesse período do ano precisam pagar o 13º salário para suas secretárias e auxiliares. Nesses casos, há uma necessidade de organização ainda maior, ou vai faltar dinheiro. É preciso se planejar o ano todo, já pensando nesse custo maior no final do ano.
Planeje-se e tenha uma vida financeira mais saudável. O ano de 2024 está aí, quem sabe organizar as finanças pode ser uma das suas resoluções para o ano que vem?!