Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Título de Capitalização é investimento?

Título de Capitalização é investimento?

by Leticia Camargo / quinta-feira, 23 outubro 2014 / Published in Investimentos, Na mídia, Valor Econômico
Título de Capitalização é investimento

Em reportagem do Valor Econômico “Em site educacional, título de capitalização é investimento“, a jornalista Luciana Seabra questiona o site “Meu Bolso em Dia” da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) que classifica Título de Capitalização como investimento.

Na própria matéria, a reporter ressalta que na Cartilha elaborada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em parceria com o Sindicato dos Bancários, um trecho diz: “Título de Capitalização não é um investimento”.

O Título de Capitalização é muito mais parecido com uma loteria do que com um investimento, já que o participante concorre a sorteios de prêmios.

De todo o dinheiro aportado neste título pelos clientes, uma parte fica com o banco para a administração e outra fica para os sorteios. Apenas o restante é que é capitalizado, na maioria das vezes pela TR+0,5%. No caso do Título de Capitalização PIC do Itaú, por exemplo, somente 10% do valor aportado irá para a reserva de capitalização do 1º ao 3º pagamentos, 70% do 4º pagamento e 94,77% do 5º ao 48º pagamentos. No caso do Título de Capitalização do Bradesco PÉ Quente Bradesco 10, apenas 30% da cota mensal vão para a reserva de capitalização do 1º ao 3º pagamentos, 70% do 4º ao 12º pagamentos, 90% do 13º ao 36º pagamentos e 96,47% do 37º ao 60º pagamentos.

Pode parecer que a rentabilidade será igual a da poupança, porém, no caso da poupança, todo o dinheiro é rentabilizado, enquanto que nos títulos de capitalização, apenas uma parte dele é que tem o rendimento. “Outra parte do dinheiro é direcionada para o custeio de despesas operacionais e sorteios”, como explica o site do Banco do Brasil (Perguntas Frequentes – O que acontce com o dinheiro aplicado?).

Fui entrevistada para dar minha opinião sobre o assunto e explicitei que o dinheiro fica preso e em alguns casos há uma penalidade pesada caso o cliente queira resgatar antecipadamente. Além disso, no vencimento da capitalização, o detentor deste título recebe aproximadamente o mesmo valor dos aportes, sem correção. Seria quase o mesmo que deixar o dinheiro parado pelo prazo do título.

Para quem interpreta que os títulos de capitalização são uma forma forçada de poupança, eu sugeri outras alternativas, como o agendamento de aplicações no Tesouro Direto, os aportes mensais na previdência privada ou até as aplicações agendadas em fundos de investimento pelo site dos bancos.

Veja aqui na Wikipedia, a definição de Título de Capitalização.

Algumas vezes, alguns clientes já chegam com estes títulos de capitalização, e na maioria das vezes, além de não entenderem muito bem como funcionam, dizem que só o aceitaram porque o gerente precisava bater sua meta.

A verdade é que não vale a pena comprar estes títulos de capitalização e eles não deveriam ser classificados como investimento.

Veja aqui a matéria completa: Título de Capitalização é investimento?

  • Valor_Em site educacional, títtulo de capitalização é investimento

 

  • Tweet
Tagged under: como economizar, entrevista, investimento

About Leticia Camargo

What you can read next

Finanças para Casais
Vale a pena se unir para prestar contas ao Leão
Como declarar minhas aplicações financeiras no IR?
Como economizar dinheiro para realizar os seus sonhos
Como economizar dinheiro para realizar os seus sonhos

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • Nova regra de tributacão dos investimentos

    Nova regra de tributação dos investimentos: o que muda a partir de 2026?

    A Medida Provisória nº 1.303/2025 e o Decreto n...
  • Dia dos Namorados

    Dia dos Namorados: uma boa conversa sobre dinheiro também é uma prova de amor

    O Dia dos Namorados costuma ser um momento de c...
  • Educação financeira para comunidades indígenas

    Imagine viajar até uma aldeia distante… P...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile