Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

A volta da poupança?

A volta da poupança?

by Leticia Camargo / quinta-feira, 17 agosto 2017 / Published in Estadão

Com a taxa de juros mais baixa, vale a pena continuar investindo na poupança?

Em julho, o Copom baixou mais uma vez a Meta da Selic, que é a taxa de juros básica da economia, para 9,25% ao ano, conforme podemos verificar no gráfico abaixo:

Como a tendência continua sendo de queda, a rentabilidade de alguns fundos de investimento referenciados DI começa a se tornar menos interessante quando comparada à remuneração da poupança.

Esta comparação torna-se ainda mais crítica se considerarmos que na próxima reunião do Copom que ocorrerá em setembro, o mercado espera nova redução de 1 ponto percentual na taxa básica, devendo chegar a 8,25%.

Se a Selic recuar para 8,5% ou menos, haverá uma mudança automática na fórmula da rentabilidade da poupança, de forma que a caderneta passe a render a TR (Taxa Referencial) mais 70% da Meta Selic para os depósitos feitos a partir 4 de maio de 2012, em vez de remunerar a TR mais 0,50% ao mês, como ela é remunerada atualmente que a Selic está maior do que 8,5% ao ano.

Diante desse novo cenário que vem se desenhando, fiz um estudo para analisar a rentabilidade dos fundos de investimento mais conservadores – considerando vários patamares de taxas de administração e alíquotas de IR dependendo do prazo da aplicação – comparando-os com a poupança. Esse estudo foi citado em uma matéria publicada pelo Jornal Estadão (clique aqui para ler) nesta última segunda-feira.

Considerando que a Meta da Taxa Selic irá recuar para 8,25% ao ano já em setembro, pelo estudo pude concluir que somente fundos com taxas de administração iguais ou menores do que 1,2%, depois de pagarem o IR irão remunerar mais do que a poupança em prazos maiores do que dois anos (cujas alíquotas de imposto caem para 15% sobre a rentabilidade).

Além disso, de acordo com meus cálculos, os fundos com taxas de administração de 1,3% ou mais, não deverão ganhar da poupança, independentemente do prazo de investimento.

Somente os fundos cujas taxas sejam de 0,5% ou menos é que devem ter maiores rentabilidades independente do prazo de investimento.

Observe a seguir o infográfico desenvolvido pelo Estadão, considerando as minhas conclusões:

A tabela a seguir reforça estas informações:

Essa análise nos faz acreditar que, com a confirmação da trajetória da queda dos juros básicos, haverá uma migração de investimentos dos fundos que cobram taxas de administração mais elevadas para a poupança. Inclusive, ocorreu um ingresso recorde de recursos na caderneta de poupança em 2012 e 2013, quando a Selic caiu a um dígito.

Apenas para registro, vale lembrar que, em 2012, quando a Meta Selic chegou à taxa mínima de 7,25% ao ano, houve entrada líquida de R$ 37,42 bilhões na poupança. Em 2013, novo recorde: captação líquida de R$ 54,28 bilhões.

Porém, é preciso ficar atento ao fato de que a poupança remunera apenas nas datas de aniversário, a cada 30 dias, ou seja, se o investidor resgatar o valor antes disso, aquele dinheiro não terá remuneração alguma naquele período proporcional desde a última data de aniversário até a data do resgate. Desta forma, a poupança não á a melhor opção para o dinheiro do dia a dia que será utilizado no mesmo mês.

Embora o cenário em potencial tenha grandes chances de se concretizar, sempre recomendo cautela ao investidor e que procure a ajuda de um especialista que possa estudar qual investimento será mais adequado em cada caso.

  • Tweet
Tagged under: finanças pessoais, fundo de investimento, investimento, juros, planejamento financeiro, poupança, renda fixa

About Leticia Camargo

What you can read next

Devo pegar um empréstimo
Devo pegar um empréstimo?
Despesas dedutíveis na Declaração de IR
Dólar subindo e agora?
Dólar subindo e agora?

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • planejamento financeiro

    Planejamento financeiro: mais do que números, é sobre pessoas

    Ao longo dos anos em que venho trabalhando como...
  • Efeito dos juros compostos

    O efeito dos juros compostos e da consistência dos aportes

    Já ouviu falar no efeito dos juros compostos? P...
  • Planejamento para aposentadoria

    Planejamento para aposentadoria: o erro que pode tirar o seu sono no futuro

    Vamos falar sobre planejamento para aposentador...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile