Qual o seu propósito de vida?

240 views

Quando resolvi fazer minha prova de certificação, eu não esperava que minha vida fosse mudar tanto…

Na época, eu era sócia da uma corretora, mas estava precisando de um propósito para minha vida. À medida em que fui fazendo o curso preparatório para a prova e me preparando, percebia cada vez mais que era exatamente aquilo que eu queria para a minha vida.

Foram 4 meses de estudo para, enfim, conseguir a minha certificação CFP®.

Resolvi sair da sociedade em que estava e alçar um voo solo, para começar a cuidar das finanças das pessoas e das famílias. Eu já tinha uma reserva guardada e sabia que teria um tempo para continuar me sustentando mesmo que num primeiro momento não conseguisse muita renda nesse trabalho solo.

Saí da corretora em setembro de 2011, aproveitei para tirar umas férias e fiz o Workshop de Planejamento Financeiro da Planejar, que era uma oportunidade de fazer um planejamento financeiro completo para uma família fictícia, podendo contar com a ajuda de especialistas e dos colegas do grupo. Foi uma experiência incrível e pude entender na prática como seria o meu trabalho dali para diante.

Descobri também que a Planejar tinha uma coluna no Valor Econômico em que os planejadores respondiam às perguntas dos leitores e resolvi colaborar. Nem eu sabia que gostava tanto de escrever e que dali surgiria o primeiro artigo do meu site! Foi em janeiro de 2012! Deste artigo, recebi 10 emails de gente interessada no meu trabalho e consegui meu primeiro cliente.

Desde então, já fiz inúmeros planejamentos financeiros e ajudei muita gente em suas finanças, não só de uma forma personalizada, mas também em palestras em empresas ou pro bono nas Semanas ENEF.

Hoje sou muito realizada e sei que fiz uma das melhores ecolhas da minha vida quando resolvi trabalhar de forma independente como planejadora financeira pessoal.

 

Recentemente, assisti a uma palestra do Dr. Kalache, médico especialista em envelhecimento e longevidade e um trecho da sua fala ficou registrado em minha mente… Era mais ou menos assim: “Para envelhecer com qualidade, é importante que tenhamos esses 4 elementos alinhados:

– VITALIDADE: boa alimentação e exercícios

– CONHECIMENTO: continuar se aprimorando continuamente;

– BEM-ESTAR SOCIAL: estar sempre rodeado de amigos;

– BEM-ESTAR FINANCEIRO: ter tranquilidade financeira.

 

Por último, o propósito! O Dr. Kalache ressaltou que se você tiver esses 4 ítens, mas não tiver porquê acordar todos os dias, a sua vida não estará valendo a pena e talvez ela não tenha sentido. Ele tem total razão!

O meu propósito eu já encontrei: levar a educação financeira para as famílias! Faço exercícios e tenho me alimentado melhor, procuro sempre estar lendo um livro e fazendo um curso, tenho meus amigos e venho cuidando das finanças. Acho que estou no caminho certo para uma longevidade de qualidade! E você? Encontrou os 4 itens acima na sua vida? Está alinhado ao seu propósito de vida? Espero que sim! Vida longa e muita tranquilidade financeira!