Planejamento Financeiro Pessoal: Fique atento às suas finanças e evite as más escolhas

157 views
Planejamento Financeiro Pessoal

Conversando com alguns clientes, principalmente no início do planejamento financeiro pessoal, percebo como a maioria não presta atenção aos seus gastos e acaba fazendo más escolhas…

Muitos não sabem quanto gastam e alguns não sabem nem quanto ganham. Muitas vezes acontece de acharem que ganham mais do que o valor líquido que entra em suas contas todos os meses. Ou se enganam acreditando que gastam menos do que realmente gastam. Eles não têm controle algum e simplesmente não cuidam de suas finanças.

Vários não têm limites em seus gastos, não sabem para onde vai o seu dinheiro e muitas vezes, quando chega no final do mês, já estão com suas contas no vermelho.

Eles simplesmente vão gastando como se não tivessem limites, como se os seus recursos fossem infinitos e como se a fatura do cartão de crédito não fosse chegar algum dia. É como se não houvesse amanhã…

Aí começamos a conversar sobre o assunto e iniciamos o processo de planejamento financeiro pessoal. Eu explico por que é importante que eles entendam melhor os seus números e eles passam a anotar o quanto ganham e o quanto gastam.

Se você deseja controlar melhor a sua vida financeira, faça o download da nossa planilha de fluxo de caixa, clicando aqui.

É incrível notar que, em alguns meses, já estão mais atentos aos gastos, planejam-se antes de gastar e procuram fazer melhores escolhas.

Por outro lado, no começo é interessante observar como que vários deles tomam imensos sustos com a soma de alguns gastos: pedidos de comida por aplicativo, roupas, presentes, entre outros.

Em outras palavras, a maioria não está gastando os seus recursos da melhor forma, ou como gostaria de gastar. As pessoas acabam gastando em coisas sem sentido. E, quando se dão conta da quantia despendida, muitas vezes ficam chateadas por terem desperdiçado tanto em bobagens.

Algumas vezes, só o fato de fazerem melhores escolhas, abrirem mão de alguns desperdícios e/ou supérfluos, já é o suficiente para ajustarem suas contas e passarem a poupar.

É um aprendizado e tanto quando passam a ter mais consciência de suas finanças e conseguem mudar suas vidas, implementando melhores hábitos financeiros.

E o mais interessante disso tudo é que ao sentirem que agora detêm as rédeas de suas finanças, ao invés de se sentirem tolhidos por terem renunciado a alguns itens, passam a se sentir mais confiantes e mais tranquilos.

Quando eu digo que o planejamento financeiro pessoal transforma a vida das pessoas é porque realmente vejo isso acontecendo em meu dia a dia profissional. Vejo várias vidas serem transformadas para melhor!

Se você deseja saber em maiores detalhes como funciona o planejamento financeiro, clique aqui para ler um artigo completo que escrevi sobre o tema. Vale a pena conferir.