Planejamento Financeiro para endividado

252 views
Planejamento Financeiro para endividado

O planejamento financeiro é muito abrangente e pode ser efetuado com vários objetivos e para pessoas com diversos perfis. Do mesmo modo que pode ser realizado para famílias abastadas que têm interesse em investir melhor e diversificar seus recursos, também vale para aqueles que estão começando a jornada para guardar uma graninha. Existe inclusive planejamento financeiro para endividado.

É sobre pessoas e sobre como elas podem ter mais tranquilidade nas finanças para alcançar os seus objetivos de vida. Inclusive, gosto de ressaltar que esse processo vai muito além dos investimentos. Ele pode passar também pelo planejamento da aposentadoria, seguros, tributação, sucessão, além do bom e velho fluxo de caixa.

Mas, nesse texto, quero focar nos benefícios que o planejamento financeiro pode trazer para aqueles que estão enrolados com suas finanças.

Para servir como exemplo, vou começar relatando um depoimento recebido ao final de um processo de planejamento financeiro de uma cliente que estava endividada e querendo organizar suas finanças… Vale a pena conhecer esta breve história.

 

Planejamento Financeiro para endividado

Começamos um projeto de 6 meses em que, com reuniões semanais, fomos entendendo suas necessidades e os ajustes que precisavam ser efetuados em suas finanças.

Na sequência, iniciamos o processo que chamo de raio-x das finanças. Iniciamos o levantamento e organização das receitas e das despesas e das dívidas. Aos poucos, fomos entendendo onde estavam os seus ralos e quais hábitos financeiros precisavam ser mudados. Ela costumava efetuar gastos sem planejar e isso a estava deixando endividada.

Todas as semanas revíamos as metas e corrigíamos o prumo, fazendo revisões e ajustes no que era necessário. A ideia era encontrar formas de utilizar melhor os recursos e começar a ter espaço para antecipar os pagamentos das dívidas. Começamos pelas mais caras, com a finalidade de minimizar os juros.

Aos poucos, ela foi entendo como direcionar os recursos para aquilo que realmente importava. O processo de evitar os desperdícios foi se tornando cada vez mais natural e espontâneo, já que ela conhecia melhor a sua realidade e estava bastante decidida sobre o que queria.

O resultado foi surpreendente! Após todo o processo, a cliente tinha conseguido pagar suas dívidas e juntar uma reserva de emergências. Como ela mesma falou, deixou de pagar o passado e começou a planejar o presente e o futuro. Ela parou de olhar para trás e pôde finalmente olhar para frente.

Pelo seu relato, todas as conversas, ferramentas, questionamentos, exemplos e o treinamento em finanças foram imprescindíveis para atingirmos o tão esperado resultado!

Por esse depoimento e por todos esses anos de planejamento financeiro, venho confirmando que quando passam a ter mais consciência sobre as suas receitas e despesas e sobre seus hábitos financeiros ruins, as pessoas começam a fazer melhores escolhas. E, por conta disso, os resultados positivos vêm como consequência.

Estou cada vez mais convencida de que a realidade financeira de muita gente poderia ser muito mais tranquila e saudável se as lições da educação financeira fossem aprendidas desde a infância.

O planejamento financeiro é, sim, um aprendizado! Ele é capaz de transformar vidas.