Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Para um prazo entre 6 meses e 5 anos, qual a melhor opção para uma aplicação pequena?

Para um prazo entre 6 meses e 5 anos, qual a melhor opção para uma aplicação pequena?

by Leticia Camargo / sexta-feira, 29 agosto 2014 / Published in Investimentos, Letras & Lucros, Na mídia
Para um prazo entre 6 meses e 5 anos, qual a melhor opção para uma aplicação pequena

O leitor do site Letras & Lucros diz que possui um perfil moderado ao risco e quer saber qual a melhor opção para uma aplicação pequena num prazo de 6 meses a 5 anos.

Leticia Camargo foi entrevistada pelo site para responder ao leitor. Ela sugeriu que em primeiro lugar o investidor precisaria guardar uma reserva de emergências de pelo menos 6 vezes seus gastos mensais aplicados em produtos conservadores e com boa liquidez. Este valor pode ser investido na poupança, por exemplo.

Depois que a reserva estiver garantida, é possível começar a diversificar seu portfólio. Para o dinheiro com objetivo de curto prazo, é melhor não correr riscos, e poderia ser investido em LFTs do Tesouro Direto. Este título segue a variação da SELIC, taxa básica de juros da economia. Porém, como só pode ser resgatados às quartas-feiras, não é o mais indicado para a reserva de emergências.

Para o longo prazo, como o leitor possui um perfil moderado, é possível aplicar uma parte não muito grande em ações. Como a quantia é pequena, Leticia sugere os ETFs, que são fundos de índice negociados na Bolsa, que possuem baixas taxas de administração e que procuram replicar alguns segmentos da bolsa. Uma boa opção para diversificação é o BOVA11, que segue o próprio Ibovespa e o DIVO11, que é baseado no índice de empresas boas pagadoras de dividendos da BMF&Bovespa (IDIV).

Segue a resposta na íntegra aqui.

  • Tweet
Tagged under: acoes, diversificação, entrevista, Letras&Lucros, titulo publico

About Leticia Camargo

What you can read next

Eleições 2022 como investir para se proteger das incertezas
Eleições 2022: como investir para se proteger das incertezas?
Plano financeiro para viajar
Plano financeiro para viajar: preparando as malas e as finanças para o Réveillon
Os 10 artigos de finanças mais visualizados em 2016

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • juros reais

    A verdade por trás dos juros reais

    Vamos falar sobre o que precisa ser dito sobre ...
  • décimo terceiro salário

    Décimo terceiro salário: oportunidade de organização financeira

    O décimo terceiro salário, para muitos, acaba s...
  • capacidade financeira

    Capacidade financeira e o impacto na qualidade de vida

    Vamos falar sobre capacidade financeira, mas va...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile