Orgulho de Pertencer: IBCPF entrevista Leticia Camargo, CFP

1.200 views
Orgulho de Pertencer: IBCPF entrevista Leticia Camargo, CFP
Orgulho de Pertencer: IBCPF entrevista Leticia Camargo, CFP

No aniversário de 10 anos da certificação CFP, o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros – IBCPF* iniciou a campanha “Orgulho de Pertencer” com uma série de entrevistas com associados dos mais diversos perfis e eu tive o privilégio de ser a 5ª entrevistada da série.

“O objetivo é o de valorizar e conscientizar os associados da sua importância no mercado, dos seus direitos e deveres.”

IBCPF

 

  •  Segue a íntegra da entrevista:

“As gerações mais jovens estão muito mais conscientes do valor que tem em planejar bem sua vida financeira.”

Leticia Camargo é planejadora financeira certificada há 2 anos, atuando de forma independente. Do Rio de Janeiro, onde mora, ela nos contou sobre a sua transição de carreira e como é importante o contato com outros profissionais certificados e os Programas de Educação Continuada do IBCPF* para trocar experiências e se manter atualizada. 

Conheça mais de perto esta profissional que hoje é uma das mais atuantes do meio nas mídias tradicionais e redes sociais:

A certificação como um divisor de águas para a carreira…

Certamente! A certificação me deu a certeza do rumo que minha carreira deveria tomar. Depois que me certifiquei, deixei a corretora em que era sócia e parti para um voo solo como planejadora independente. Foi justamente a certificação que me permitiu esta virada na carreira, tanto em termos de segurança e confiança, quanto no peso do currículo sob os olhos do mercado.

Sobre o reconhecimento da certificação…

Assim que me certifiquei, optei pela carreira independente, o que já era um sonho antigo. Acredito que se tivesse optado por continuar como executiva, teria visto um impacto positivo, tanto na posição dentro da organização, quanto em termos salariais.

Em relação aos clientes, é muito claro e recompensador ver o valor que dão à certificação. Percebo que eles a reconhecem como um selo de qualidade, uma garantia da qualificação técnica do profissional e do seu comportamento ético. Isso dá a eles uma sensação de segurança e tranquilidade em relação aos serviços do planejador financeiro certificado, uma vez que o cliente coloca algo muito valioso e sensível em nossas mãos: as suas finanças.

Vale dizer, ainda, que fico feliz em perceber que alguns prospects e clientes já conhecem o IBCPF* e a certificação CFP antes mesmo de eu falar no assunto. Isso mostra como o valor da certificação deverá aumentar ao longo do tempo.

Evolução dos planejadores financeiros x necessidades dos clientes

De um ano para cá, como os juros caíram rapidamente, a mídia tem dado um enfoque muito grande à necessidade de maior controle das finanças, maior disciplina e planejamento e até à importância dos planejadores financeiros.

No entanto, o gap ainda me parece enorme, pois a grande maioria dos brasileiros nem sabem da existência dos planejadores financeiros, o que dificulta muito o crescimento da nossa atividade. Ao mesmo tempo, é uma baita oportunidade, pois claramente as gerações mais jovens estão muito mais conscientes do valor que tem em planejar bem sua vida financeira.

Tecnologia e remuneração: desafios

Acredito que os maiores gargalos para os planejadores independentes ainda estejam na dificuldade de se encontrar bons sistemas e formas mais fáceis e automatizadas de atualizar as informações dos clientes. Em um seminário, onde tivemos a oportunidade de estar com planejadores australianos, eles nos contaram que recebem as informações financeiras de seus clientes diretamente dos bancos todos os meses e em arquivos que são importados para os seus sistemas automaticamente.

Vejo também uma resistência por parte de alguns clientes em pagar um fee pelo nosso serviço, mas aos poucos estas pessoas vem entendendo a importância de um planejamento financeiro para suas vidas e o fato de os planejadores independentes não terem conflito de interesse.

Erros x Acertos

Sempre busco ser bastante técnica e me dedico muito em aprofundar meu conhecimento, gosto de saber todas as regras e minúcias, todos os detalhes de cada produto e estratégia de planejamento financeiro. Com isso, fico mais convicta em oferecer as sugestões mais adequadas a cada um, pois procuro conhecer profundamente os produtos/estratégias e os objetivos de cada cliente.

Tenho investido bastante tempo em comunicação digital e acredito que meu site e minha abordagem nas mídias online sejam ótimos diferenciais. Esse investimento em marketing, particularmente no ambiente digital, tem sido essencial para captar novos clientes, disseminar uma marca positiva e estreitar laços com diversos stakeholders.

Meu erro, ironicamente, foi ter demorado tanto tempo para me certificar e tomar a decisão de trabalhar como planejadora financeira independente, pois eu já estaria mais realizada há mais tempo. Meu maior acerto foi ter feito a certificação e me associado ao IBCPF*, pois recebo muito apoio dos outros profissionais CFP e do instituto.

Atualização profissional

Estou sempre lendo livros, artigos, jornais e revistas sobre economia e finanças e agora tenho me dedicado às finanças comportamentais, um assunto relativamente novo para mim. Troco sempre ideias com outros profissionais e aproveito muito os eventos e palestras do IBCPF* para me reciclar. Mesmo quando não posso comparecer pessoalmente, pelo fato de morar no Rio e os eventos serem em São Paulo, procuro sempre participar pela Internet.

Hobby

Passo boa parte do meu tempo de lazer estudando e viajando, pois adoro aprender coisas novas. Assim, curto os momentos de viagem para conhecer outras pessoas e lugares e aproveitar para ler um bom livro no avião. Quando tenho tempo, gosto de jogar vôlei que é a minha terapia. Mens sana in corpore sano.

 

Outras informações da entrevistada: Graduada em Economa pela PUC-RJ e com MBA em Finanças pelo IBMEC.

[*Atualização em 19/05/2017: O IBCPF agora é Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros)]