O Planejamento Financeiro no mundo

130 views

Imagine um evento de 24 horas sobre planejamento financeiro no mundo… Agora imagine que ele seja realizado por pessoas de todos os cantos… Pois é, ontem participei de um projeto assim: uma Live de 24 horas de entrevistas com planejadores financeiros ao redor do planeta!

O nome do evento é: 24 Hour Global Commute da NextGen Planners. A ideia é poder aprender sobre planejamento financeiro com outros colegas, conectar-se com uma comunidade global de planejadores e também captar doações para caridade. Veja aqui o convite que a Kate Holmes (quem me convidou) fez no LinkedIn.

Antes de falarmos do evento em si, deixe-me desabafar um pouco (Rsrsrss)… Quando fui convidada, confesso que fiquei super apreensiva. Eu até entendo bem o inglês, mas ser entrevistada ao vivo em outra língua é outra coisa. Mas… Como eu gosto de um bom desafio, fui lá e participei. É verdade que percebi que preciso treinar um pouco mais meu inglês (a conversação sendo mais específica), mas adorei ter participado.

A gravação no Youtube não finalizou corretamente, talvez por ter sido um evento de 24 horas! Mas o pessoal da organização me falou que eles fizeram a gravação pelo Zoom, iam editar e disponibilizar no Youtube o quanto antes. Assim que estiver disponível, posto aqui no final deste artigo.

O show, como eles o chamaram, começou às 8:30 do Reino Unido na segunda-feira, e aconteceu até às 8:30 de terça. Por aqui, começou às 4:30, pelo fuso horário de Brasília. Minha entrevista foi no 4º show, às 7:30 da manhã, e o meu entrevistador foi o Amyr Rocha Lima. Ele é brasileiro e mora há muitos anos no exterior (ele até estava usando a camisa da seleção brasileira!).

Planejamento Financeiro Global

 

Sobre a minha carreira

Dentre algumas perguntas, fui questionada sobre minha carreira e sobre o desenvolvimento do planejamento financeiro no Brasil.

Contei para eles que tinha me formado em economia em 1994 e que venho trabalhando no mercado financeiro por mais de 20 anos. Já trabalhei em bancos, em uma corretora e em um family office, mas em 2011 eu estava procurando um propósito para minha carreira e acabei prestando a prova para a Certificação CFP®.

Desde que me certifiquei, parti para um voo solo e venho me dedicando a ajudar as pessoas em suas finanças. De lá pra cá, já atendi mais de 150 famílias.

Falei também sobre o planejamento financeiro aqui no Brasil. Quando me certifiquei, éramos 700 profissionais CFP apenas. Hoje, já somos quase 5 mil! Contei que naquela época nossa taxa de juros era de 11% ao ano, tínhamos apenas 600 mil pessoas investindo na Bolsa e não tínhamos tantos Youtubers falando sobre finanças na internet.

O tempo passou… Agora nossa taxa de juros está em 2,25% ao ano, as pessoas físicas na Bolsa são quase 2,5 milhões e estamos inundados com informação de tanta gente dando aulas de educaçao financeira nas redes sociais.

Isso tudo faz com que os planejadores financeiros sejam ainda mais demandados, pois já não é mais tão fácil fazer o dinheiro render com muita liquidez e quase sem nenhum risco, como acontecia no passado.

Expliquei que acredito que o mais importante num planejamento financeiro é procurar entender quais são os objetivos dos clientes, aqueles de curto e de longo prazo. Além disso, é imprescindível que os clientes aprendam a lidar com seu dinheiro e saibam gerenciá-lo de uma maneira mais assertiva.

Comentei também que é importante que as pessoas possam atingir seus objetivos de vida e ter uma aposentadoria tranquila, além de entenderem a paz de espírito que a segurança financeira pode trazer para elas.

No fim da entrevista, falei uma frase que realmente acredito do fundo do meu coração: o planejamento financeiro transforma a vida das pessoas!

 

O que eu aprendi nas Lives sobre planejamento financeiro no mundo

Eu também aproveitei o evento e assisti às entrevistas de vários outros planejadores pelo mundo. Pude perceber que, apesar das diferenças culturais, o planejamento financeiro é muito parecido em todo o mundo. Não é apenas sobre dinheiro, mas é sobre felicidade e bem-estar.

Escutei do Chris Budd, que o dinheiro é apenas uma ferramenta para que possamos estar felizes. E que quando atendemos um cliente, não temos que vender produtos, mas entender o que os faz bem, os deixa felizes. Budd falou que o dinheiro é o meio para alcançar esses sonhos e não o objetivo final. Ele também comentou sobre a importância das experiências em detrimento das compras de bens. Eu até já tinha feito um artigo sobre esse tema aqui no site.

Teve até um psicólogo financeiro também com a certificação CFP®, o Dr. Brad Klontz, que tem uma conta no Tik Tok falando sobre finanças, achei super inusitado! Clique aqui para ver as postagens dele.

Escutei várias histórias, mas o que pude perceber é que somos profissionais apaixonados pelo que fazemos e nosso maior próposito é ajudar nossos clientes para que sejam protagonistas de suas finanças, para que possam viver de forma mais tranquila e com suas finanças em dia. E que o dinheiro é um meio para que possam alcançar seus objetivos e viver de forma mais tranquila.

Fiquei muito feliz em ter participado dessa gigantesca Live de 24 horas, e de saber que não só aqui no Brasil, mas também ao redor do mundo, temos outros planejadores financeiros apaixonados pelo que fazem querendo ajudar as pessoas em suas finanças.