Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

No limite do endividamento

No limite do endividamento

by Leticia Camargo / terça-feira, 17 setembro 2013 / Published in Finanças Pessoais, Na mídia, Valor Econômico

O aumento da inflação e o arrefecimento da economia brasileira são dois indícios de que as coisas não devem ficar muito fáceis daqui para frente. Inclusive pode haver um aumento do desemprego, caso a economia continue estagnada.

Desta forma, as pessoas que já tem um alto grau de endividamento, próximo dos 30% de sua renda líquida e já estão ficando com seu orçamento apertado por conta da inflação, deveriam começar a se reestruturar para aumentar sua renda ou diminuir os seus gastos. Este foi o assunto da matéria de hoje : “No limite do endividamento” no Valor Econômico.

Momento de diminuir dívidas

O primeiro passo para uma reestruturação das finanças é começar um orçamento pessoal, anotando todas as fontes de renda e todas as despesas mensais, incluindo as despesas sazonais e esporádicas como o IPTU, o IPVA, o material escolar e as viagens. Não esquecendo também dos pequenos gastos do dia a dia, como o estacionamento ou cafezinho no final da tarde. Depois é preciso analisar este orçamento para observar para onde o dinheiro está indo, cortar os desperdícios, minimizar os supérfluos e economizar nos gastos essenciais.

A contribuição de Leticia Camargo para a matéria foi a de que se a pessoa perceber que vai ficar no cheque especial por mais tempo do que imaginava, é melhor ir ao banco e contratar um empréstimo pessoal com taxas mais baixas. Pois, não adianta ficar tentando se enganar achando que cheque especial não é empréstimo. A conversa pode ser no próprio banco onde foi contratado o empréstimo ou nos concorrentes, sempre buscando alternativas para renegociar as dívidas com taxas mais baixas e prazos mais longos.

Veja a matéria na íntegra aqui.

  •  Valor_No limite do endividamento
  • Tweet
Tagged under: cheque especial, emprestimo, endividamento, entrevista, juros, valor economico

About Leticia Camargo

What you can read next

Como sair das dívidas?
Como sair das dívidas?
Conheça opções além da poupança para garantir o futuro de seu filho
Conheça opções além da poupança para garantir o futuro de seu filho
Como se preparar para a Black Friday daqui a um mês sem desorganizar as finanças
Como se preparar para a Black Friday daqui a um mês sem desorganizar as finanças

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • Longevidade e finanças

    Longevidade e finanças, um convite ao cuidado desde cedo

    O tema da longevidade no Enem deste ano foi uma...
  • planejamento financeiro

    Planejamento financeiro no Brasil ainda tem longo caminho

    Quando planejamos uma viagem, precisamos de map...
  • Quando o sucesso profissional esconde uma crise financeira

    Quando o sucesso profissional esconde uma crise financeira

    Mauro era diretor financeiro de uma grande mult...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile