Faça um balanço do seu ano

120 views

Já estamos na reta final do ano… Este é um ótimo momento para fazer um balanço destes últimos 12 meses…

Na semana passada, ministrei uma palestra em que pedi para que levantassem a mão as pessoas da plateia que tinham o costume de controlar as suas receitas e despesas … Resultado: um pouco mais de 10 pessoas levantaram e eram 47 ao todo (isso não dá nem 25%!). Pois é, é incrível como dedicamos tanto do nosso tempo para ganhar dinheiro, mas quase não investimos nada dele para cuidar dos nossos recursos!

Talvez este período seja uma grande oportunidade de mudança: encontre um tempo para avaliar como estiveram as suas finanças neste ano que passou. Já que muitos estão em uma época de recesso, que tal aproveitar essa semana que se inicia e que costuma ser mais tranquila para cuidar da sua saúde financeira?

Procure entender quais foram suas receitas e despesas anuais e verifique quanto conseguiu aumentar o seu patrimônio, tanto em termos de investimentos financeiros, quanto em bens. Se precisar de uma ajuda com as contas, aproveite para baixar aqui a minha planilha de fluxo de caixa, que disponibilizo gratuitamente neste site.

Analise se os seus gastos foram efetuados em coisas que te fazem feliz e que são importantes para você. Perceba quais foram os desperdícios ou gastos excessivos em itens que não têm muita importância. Faça seus planos para o ano que se inicia.

Ah, e faça planos atingíveis, nada de sonhar tão alto que você desista no meio do caminho por perceber que são impossíveis. Converse com sua família e verifique o que é importante para vocês. Contar com o apoio das pessoas que nos cercam e que nos amam pode ser um divisor de águas na hora de por em prática o que se deseja.

Com um bom planejamento, muitos erros e tentações serão evitados. Você estará a meio caminho andado rumo ao alcance de seus objetivos. O que vem a seguir é a execução. Implemente o plano, siga o que foi determinado, mas permaneça monitorando os resultados para não perder o foco e poder corrigir o rumo das coisas sempre que necessário.

Com tudo isso, ao longo do ano que está por vir, você verá como é gratificante conseguir o que se deseja!

Desejo tudo de bom nesse ano que se inicia. Boas festas e juízo!

P.S.: Lembre-se que não adianta gastar como se não houvesse amanhã, pois um dia a conta chega!