Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Declarada guerra à poupança

Declarada guerra à poupança

by Leticia Camargo / terça-feira, 20 maio 2014 / Published in Investimentos, Na mídia, Valor Econômico
Declarada guerra à poupança

Há tempos que os gestores de fundos de investimento querem oferecer para o varejo um produto para concorrer com a poupança. Mas a regulamentação atual tem muitas regras e custos altos, o que dificulta a popularidade dos fundos.

Agora, a CVM colocou em audiência pública uma nova regulamentação para os fundos de investimento, a nova Instrução CVM 409. Neste documento, foi proposta a criação de um fundo simplificado para concorrer com a poupança e a reguladora espera que estes fundos sejam simples, seguros e de baixo custo.

A ideia é que o fundo tenha 95% de seu patrimônio investido em títulos públicos ou emitidos por instituições financeiras com risco de crédito no mínimo equivalente ao do governo. Toda a burocracia será simplificada e a distribuição e comunicação serão feitos pela internet.

A CVM disse que pretende abolir a adesão e assinatura do termo de risco, mas, na opinião de Leticia Camargo, que colaborou com a matéria, isso não seria um grande diferencial, já que em muito casos atualmente, o termo de adesão já é assinado pela internet. Para ela, o diferencial teria de vir da taxa de administração reduzida e tributação simplificada.

Pelos dados coletados na ANBIMA, a média de taxa de administração para o varejo é de 3,25% para os fundos com aplicação inicial de até R$ 1 mil. Ou seja, muito alta, e isto compromete a rentabilidade destes fundos. Para que a rentabilidade de um fundo DI seja compatível com a da poupança, a taxa de administração deve ser de no máximo 1,25%, e estas taxas só estão disponíveis, em geral, para fundos com aplicação inicial a partir de R$ 10 mil.

Veja aqui a matéria na íntegra:

  • Valor_Declarada guerra à poupança
  • Tweet
Tagged under: entrevista, fundo de investimento, poupança, taxa de administracao, valor economico

About Leticia Camargo

What you can read next

Investir dinheiro não é receita de bolo
Investir dinheiro não é receita de bolo
Os 10 artigos de finanças mais visualizados em 2016
Proteger o CPF
Como proteger o CPF e evitar fraudes financeiras

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • Gestão da conta corrente

    Gestão da conta corrente: um passo importante para o equilíbrio financeiro

    Muitas pessoas organizam suas finanças pensando...
  • lição sobre finanças

    Lição sobre finanças: o que o crochê pode ensinar

    Sim, isso mesmo: qual lição sobre finanças o cr...
  • Educação financeira

    Educação financeira: por que entender seus valores é o primeiro passo para se organizar

    Uma pesquisa recente da Febraban revelou um dad...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile