Cuidado com os golpes durante a pandemia

165 views
Cuidado com os golpes durante a pandemia

Com a quarentena, muita gente acaba ficando mais frágil e suscetível a cair em golpes por conta do isolamento.

Em momentos como o que estamos atravessando, as pessoas querem resolver logo seus problemas com soluções rápidas e simples, e novamente a história se repete… Muitos acabam caindo no conto do vigário, sendo seduzidos por oportunidades e ofertas tentadoras, ou promessas de empréstimos com taxas muito baixas. E foi exatamente isso que ressaltei em entrevista para o Site Segs.com (clique aqui para ler).

Não há como questionar o crescimento da conectividade nesse período…Do mesmo modo, também não se pode negar que muita gente se viu obrigada a experimentar as compras pela internet e o contato com serviços online pela primeira vez. Muitas dessas pessoas simplesmente não sabem diferenciar um site confiável de um outro falso e é justamente essa a fraqueza a ser explorada pelos golpistas.

Fique atento, pesquise bem antes de comprar. Faça pesquisas de preço, mas faça também pesquisa sobre a confiabilidade do site. Na dúvida, compre em e-commerces conhecidos ou grandes market places, que salvaguardam o seu dinheiro e asseguram a entrega.

Se não encontrar o que procura nos sites grandes e tiver que comprar em um site ou e-commerce desconhecido, pesquise bem e veja as referências. Uma excelente ideia é dar uma olhada nas reclamações que o site possui no “Reclame Aqui” e pesquisar outras referências no Google para ver o que andam falando sobre a loja.

Como se não bastassem os crimes aplicados em sites de compras, muitas pessoas também caíram em golpes de aplicativos falsos para o auxílio emergencial ou em ligações fraudulentas dos bancos pedindo seus dados pessoais e inocentemente acreditaram na conversa fiada dos ladrões. Isso, sem contar aqueles que foram vítimas de clonagem de cartão de crédito.

Outro golpe que vem pegando muita gente são as ofertas de investimento com altas taxas de retorno e sem nenhum risco. Provavelmente, isso é uma fraude ou pirâmide, como já falei em outro artigo publicado aqui: Cuidado para não cair numa cilada!

Diante de tudo o que se vê na internet nesse momento, é muito importante que as pessoas passem a procurar a informação na fonte primária. Elas devem buscar as informações nos sites oficiais, como é o caso dos sites do Governo, das páginas dos bancos ou de portais confiáveis de notícias. É o caso, por exemplo, do perfil CVM Educacional no Instagram, que está sempre postando alertas sobre as fraudes em investimentos.

Se, mesmo com todos os cuidados, você vier a cair em um golpe, principalmente se for financeiro, faça o boletim de ocorrências e corra atrás do seu prejuízo. Procure sim a polícia para que ocorra alguma investigação. Também é possível fazer denúncias na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Banco Central.

Outra ação importante a ser tomada é avisar os amigos sobre a fraude. A divulgação de fraudes nas redes sociais e grupos de mensagens ajudam a preveni-las. Assim, evita-se que mais pessoas sejam vítimas do mesmo golpe ou de golpes semelhantes.

Sobre esse mesmo assunto eu também dei uma entrevista para a Rede CNT.

Espero que você tenha todo o cuidado do mundo em suas interações pela internet! Previna-se e não caia em golpes!