Como será meu padrão de vida na aposentadoria?

1.079 views
Como será meu padrão de vida na aposentadoria?
Como será meu padrão de vida na aposentadoria?

Muitas pessoas tem o sonho de fazer na aposentadoria as coisas que sempre quiseram e que nunca tiveram tempo enquanto trabalhavam, como passear, viajar, dar atenção aos netos… Mas, será que vão conseguir manter o padrão de vida na aposentadoria contando apenas com a previdência oficial?

Atualmente, o teto da previdência é de R$ 3.916,20 (outubro de 2012) e, na maioria dos casos, mesmo para quem contribuiu em grande parte da vida pelo máximo, o valor da aposentadoria acaba ficando em torno dos R$ 3.000,00.

E você acredita que poderá viver com esse valor na sua aposentadoria? Para quem já consome valores iguais ou menores a esse, não deverá ter problemas, considerando as regras de previdência atuais. Mas, para quem está acostumado a um patamar acima disto, é melhor começar a se planejar o quanto antes.

Na aposentadoria, é normal gastarmos aproximadamente o mesmo que gastávamos quando na ativa. Então, para quem tem um padrão de vida acima do teto do INSS, será preciso economizar enquanto trabalha, para constituir uma reserva que será usada quando se aposentar. Ou seja, deixar de consumir uma parte de sua renda agora para poder usufruir depois. Caso contrário, terá que aceitar uma queda no seu padrão de vida, ou ainda, contar com a ajuda dos filhos ou parentes.

Não estou falando em avareza, ou deixar de viver o momento, o que sugiro é se planejar e deixar de gastar em alguns supérfluos e evitar desperdícios para poder poupar para o futuro. É uma escolha entre o prazer imediato do presente ou a tranquilidade do amanhã.

Eu escrevi um artigo no início de 2012 que demostra o montante que você precisará possuir nesta reserva, para ter uma aposentadoria tranquila. Veja aqui.

É incrível como a maioria das pessoas fica adiando estas questões: “Somente quando eu estiver mais perto da aposentadoria vou me preocupar com isso”, pensam elas. Mas aí já pode ser tarde!

E o pior é que a todo momento voltam as discussões no Governo sobre o déficit da previdência, que só deverá ser solucionado se as regras forem mudadas. Ao longo do tempo está aumentando o número de aposentados em relação ao número de contribuintes, devido ao envelhecimento da população, o que só deve piorar este cenário. Com novas regras da aposentadoria, provavelmente você precisará trabalhar por mais tempo, contribuir com valores maiores e terá uma aposentadoria menor.

Então, tome logo as medidas necessárias. O quanto antes você iniciar sua reserva para a aposentadoria, mais fácil será para alcançar seus objetivos. E você ainda poderá contar com o poder dos juros sobre juros, que será um grande aliado nesta empreitada.

Comece a poupar hoje mesmo e faça o dinheiro trabalhar para você! Assim, será mais fácil manter o mesmo padrão de vida na aposentadoria!