Como poupar hoje para ter amanhã

105 views
Como poupar hoje

Afinal, como poupar? Claro que é super difícil abdicar das coisas que queremos hoje para poupar pensando no amanhã. Afinal, nem sabemos se estaremos vivos…

Pois é… Estou definitivamente convencida de que a fórmula certa para uma vida financeira mais tranquila e equilibrada é poupar hoje para ter amanhã.

Não tem jeito! Sim, será necessário algum sacrifício no presente para que seja possível guardar para ter mais conforto lá na frente e conquistar seus melhores sonhos.

 

Sobre como poupar: um pouco da minha história…

Eu já comentei aqui algumas vezes que tenho procurado viver uma vida mais minimalista, com menos coisas e mais experiências. Verdade que de experiências a vida deu uma freada desde o início da pandemia. Porém, espero que em breve possamos voltar a aproveitá-las novamente (principalmente as viagens, que é algo que eu amo fazer).

Eu aprendi desde cedo a importância de guardar para um imprevisto, fazer uma reserva para o futuro e não desperdiçar os recursos, sejam eles a água, a comida ou o dinheiro.

Estudei em escola de freiras e não podíamos levantar de mesa sem antes ter comido tudo. E não tinha essa de escolher o que ia colocar no prato, tinha que se servir com pelo menos um pouco de tudo que tinha nas travessas.

Comecei a guardar desde o meu primeiro salário e, aqui em casa, ensinei o mesmo para minhas filhas. Ambas já têm algum dinheiro guardado!

Outro dia, na aula de espanhol da mais nova, perguntaram quais dos alunos guardavam alguma reserva. Ela e um amigo levantaram a mão. Então perguntaram para ele porque ele guardava o dinheiro e ele respondeu que era para fazer uma viagem. Finalmente, quando perguntaram para ela, ela disse que era para a vida.

Nem preciso dizer, né? Adorei essa resposta! “Para a vida”. Orgulho de mãe!

 

Sobre como poupar: outras experiências…

E o mais interessante é que, dos meus clientes, não tenho nenhum que tenha se arrependido de passar a ter um olhar mais atento às suas finanças, de evitar os gastos excessivos em supérfluos ou, principalmente, em desperdícios.

Muitos perceberam que não estavam direcionando seus recursos para aquilo que realmente importava em suas vidas. O tempo passou, sanaram as dívidas, começaram a juntar uma reserva e estavam muito mais felizes no presente do que na época em que supostamente faziam tudo o que queriam com o dinheiro.

Quantas mensagens de gratidão, com voz embargada eu já recebi de meus clientes agradecendo por toda a evolução que tiveram! E é claro que eu choro junto, pois sou a maior manteiga derretida….

Em resumo, o que eu quero dizer é que não tenho visto arrependimentos naqueles que fazem algum sacrifício no presente para poder alcançar os seus objetivos lá na frente. Essas pessoas sentem-se mais donas de si e protagonistas de suas finanças. Elas se sentem protagonistas e não vítimas das circunstâncias e hábitos. Como consequência, passam a ter uma vida financeira mais tranquila!

A resposta para a pergunta sobre como poupar começa com a certeza de que vale muito a pena fazer isso pensando no futuro! Assim sendo, espero que o compartilhamento dessas informações lhe ajude no caminho de uma vida financeira mais tranquila e equilibrada.