Leticia Camargo

  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Contato

Como me planejar para comprar um imóvel?

Como me planejar para comprar um imóvel?

by Leticia Camargo / terça-feira, 26 fevereiro 2013 / Published in Finanças Pessoais, Na mídia
Como me planejar para comprar um imóvel

 

O primeiro passo para o planejamento da compra de um imóvel é passar a gastar menos e começar a poupar. Para isso, é preciso fazer um esforço para abdicar dos prazeres do consumo e evitar os apelos da mídia.

A forma mais eficiente de começar é preparando um Orçamento Financeiro Pessoal, onde serão registradas todas as receitas e despesas da família. Lembrando inclusive de incluir os pequenos itens do dia a dia, como o cafezinho e o estacionamento; e os gastos sazonais como o IPVA.

Depois será necessário analisar os dados verificando quais despesas podem ser minimizadas e encontrando os desperdícios que podem ser eliminados.

Neste ponto é interessante negociar descontos com os prestadores de serviços procurando melhores pacotes para os planos de celular, de telefone fixo e de internet, por exemplo. Pequenas economias somadas fazem uma GRANDE diferença no final do mês!

Por último, estabeleça metas de despesas colocando limites para cada item. Não se esqueça de considerar também a poupança mensal.

Comece a poupar o quanto antes e aproveite o poder dos juros sobre juros trabalhando a seu favor. Eles serão muito importantes para ajudar no aumento da sua poupança.

A melhor estratégia é iniciar logo: agende uma aplicação automática no dia do recebimento do seu salário. Logo você perceberá que com menos dinheiro sobrando na conta estará gastando menos. Procure poupar pelo menos 10% de sua renda mensal.

Depois de tudo isto feito, já é o momento de começar a pensar na casa própria. Procure dar de entrada o maior valor possível, porém, buscando deixar guardado um montante para emergências e para os custos com a mudança e pequenas reformas.

Pesquise as menores taxas e financie o restante. Lembrando que as prestações não devem ultrapassar 30% de sua renda.

Por fim, se o negócio estiver estimado em até R$ 500 mil e for o seu único imóvel, você ainda poderá utilizar o seu FGTS*.

* Para maiores detalhes de como utilizar o seu FGTS para a moradia, clique aqui:http://www.fgts.gov.br/perguntas/trabalhador/pergunta46.asp

 

 

Para outras informações sobre Comprar ou alugar um imóvel:

  • Video Globonews: Comprar ou Alugar um Imóvel
  • Video Globonews: Comprar ou Alugar um Imóvel: continuação

 

  • Tweet
Tagged under: artigo, como economizar, finanças pessoais, imóvel, investimento, orçamento pessoal, Publicidade Imobiliaria, reserva de emergência

About Leticia Camargo

What you can read next

Fundos de investimento
Investir por meio de fundos de investimento
Riqueza de verdade está no que guardamos, não no que gastamos
Riqueza de verdade está no que guardamos, não no que gastamos
Títulos privados pela Internet cabe a investidor ficar atento ao risco
Títulos privados pela Internet: cabe a investidor ficar atento ao risco.

Pesquisa

Assunto

Ano

Posts Recentes

  • Setembro Amarelo e Finanças

    Setembro Amarelo: a relação entre saúde financeira e saúde mental

    O mês de setembro, por meio da campanha do Sete...
  • Dopamina e finanças

    Dopamina e finanças: como escapar das armadilhas do prazer imediato

    Dopamina e finanças? Será que existe alguma cor...
  • Gestão da conta corrente

    Gestão da conta corrente: um passo importante para o equilíbrio financeiro

    Muitas pessoas organizam suas finanças pensando...

Informação de qualidade para Você.

Insira seu email e receba artigos, informações relevantes, vídeos, ebooks...

Your browser does not support the video tag.
Planejamento Financeiro
Planilha de Fluxo de Caixa A
  • Home
  • Artigos
  • Sobre
  • Serviços
  • Na mídia
  • Materiais
  • Contato

Entre em contato por email:

leticia@leticiacamargo.com.br

TOP
Vá para versão mobile