Como cumprir as resoluções de ano novo?

315 views
Como cumprir as resoluções de ano novo

Pergunta simples e apropriada para este momento do ano: afinal, como cumprir as resoluções de ano novo?

Mais um ano começou! É chegada a hora de colocar em prática todas aquelas resoluções de ano novo. Um ano com mais prosperidade, mais tranquilidade financeira e mais dinheiro no bolso… Com energia renovada, é chegada a hora de executar tudo aquilo que foi proposto, imaginado ou pensado.

Mas… Como sabemos bem, já nas primeiras semanas do ano uma parcela razoável dos planos, desejos e metas ficam pelo caminho. Não sei se é assim com você, mas é o que acontece com muita gente.

Quando chega o final de janeiro, muitos dos objetivos já foram abandonados e tudo volta à velha rotina de sempre, aos velhos hábitos de anos e mais anos…

Contudo, pelo menos no que se refere ao aspecto financeiro, estou me propondo a ajudar quem queira desviar dessa triste tendência e, com isso, mudar em definitivo as perspectivas para este ano que acaba de se iniciar.

Pensando nisso, elaborei um passo a passo de tarefas para multiplicar as suas chances de êxito nos próximos pouco menos de 360 dias. Coloque-a em prática, mantenha a disciplina e desfrute de um ano memorável!

 

1. Autoconhecimento para as resoluções de ano novo

Você se acha gastador? É casado com alguém muito “econômico”? Como andam as suas finanças? E as finanças da família? Para onde vai o seu dinheiro? Você sabe se vem tendo gastos desnecessários? Quais são eles? O que tem feito a respeito?

Diante de perguntas como estas, podemos simplesmente ligar o “achômetro” e respondê-las com base em opiniões ou na mais pura intuição. Mas o que você acha de ir direto aos fatos? Nada mal, não?

Quer começar o ano com o pé direito e com uma pílula eficaz de autoconhecimento apoiado em fatos? Então, comece preenchendo a sua planilha de fluxo de caixa! Você precisa conhecer bem todas as suas receitas e despesas. Não há como evoluir sem essa base. Veja aqui o modelo de planilha que disponibilizo gratuitamente.

E não pare por aí: analise onde estão os possíveis ralos, ajuste as despesas dando prioridade para o que realmente importa para você.

 

2. Planejamento para as resoluções de ano novo

Agora que você já se conhece melhor e agiu para acabar com os gargalos da sua vida financeira, é hora de planejar!

Para começar, você precisa listar os seus sonhos e precificá-los. Em outras palavras, se tem o sonho de viajar para o exterior, descubra quanto esta viagem vai custar, se quer comprar uma casa, descubra quanto dinheiro precisará juntar…

Conhecendo os valores dos seus sonhos, o passo seguinte é definir metas de poupança mensal. Como eu sempre recomendo, já aplique o dinheiro logo no mesmo dia do recebimento do salário. De preferência, de forma automática para não esquecer ou ficar adiando. Lembre-se que os seus sonhos são a prioridade, certo?

 

3. Investimentos para as resoluções de ano novo

Para encurtar o tempo, utilize o efeito dos juros compostos a seu favor, fazendo o que eu sugeri no artigo que publiquei esta semana na Revista em Condomínios: invista numa carteira diversificada, de acordo com os seus objetivos, horizonte de tempo e perfil de investidor. Comece pela reserva de emergências, que deve ser investida em produtos conservadores e com boa liquidez, ou seja, com pouco risco e que possam ser resgatados facilmente a qualquer momento.

 

Lembre-se que você não precisa fazer isso tudo sozinho… Se precisar de algum apoio ou auxílio, procure um planejador financeiro certificado CFP® para te ajudar nessa empreitada. Ele é o profissional ideal para te ajudar a chegar onde você deseja!

Excelente ano! Que os próximos 12 meses tragam muita prosperidade e saúde. E que todas as suas resoluções de ano novo se realizem!