Ah… Se arrependimento matasse! Red Monday!

76 views

Depois da Black Friday, vem a Red Monday! Após ir às forras e perder completamente o juízo, muita gente já começa a sofrer com as contas que virão. Pois é, agora vem a ressaca das compras desenfreadas do último final de semana. Ah, se arrependimento matasse!

Red Monday, como o próprio nome sugere, indica uma segunda-feira vermelha, em uma alusão ao negativo da conta corrente ou ao estouro do cartão de crédito, ou seja, às dívidas que muitos passam a ter após a festejada Black Friday.

Bem… Então… E agora? O que fazer quando chega a ressaca?

 

Melhor se planejar antes de comprar

Não adianta passar panos quentes e fingir que nada aconteceu… Se você se descuidou e comprou em excesso, mais do que o seu orçamento permitia, você não agiu corretatamente.

Eu nunca me canso de repetir que o ideal é fazer um planejamento para não cair nas tentações que fujam do orçamento. Faça uma lista do que comprar, depois de ter comparado os preços. Se tiver folga no bolso para tal, aproveite a Black Friday, já que ela pode ser uma boa oportunidade de comprar com excelentes descontos. Mas… Se for para estourar o cartão e se endividar, aí não vale a pena. O arrependimento acaba sendo maior do que a alegria de ter feito essas tais aquisições.

 

A lição da Red Monday

Nem tudo está perdido! Há um aprendizado aqui: não deixe que essa situação volte a se repetir nos anos que virão. Seja mais precavido e planeje-se! Digo isso porque é exatamente o reconhecimento do erro que traz a melhor das recompensas: o aprendizado!

Há ainda uma boa notícia capaz de lhe salvar de dívidas e, quiçá, até da inadimplência… Mas já adianto que ela é dolorosa e exige desapego…

 

É possível cancelar a compra

Se a sua compra tiver sido efetuada fora do estabelecimento comercial, pela internet, catálogo ou por telefone, por exemplo, é possível cancelar em até 7 dias corridos da data do recebimento do produto ou assinatura do contrato e receber seu dinheiro de volta. Sim! É verdade!

Trata-se do famoso direito de arrependimento! Principalmente, se tiver havido o emprego de técnicas de marketing agressivo, que normalmente é o caso das ofertas da Black Friday.

Esta possibilidade está no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Ou seja, nem tudo está perdido, e ainda pode ser possível cancelar uma ou outra compra que tiver sido efetuada nesses moldes.

Esta possibilidade existe, é dolorosa, mas pode salvar suas finanças da bancarrota… Imagine os meses de desequilíbrio financeiro, as contas em atraso e muito mais arrependimento. Pense bem, tome suas decisões de forma bem embasada e aprenda com essa experiência para não errar de novo!